SÃO LEOPOLDO

Previsão é que segunda quadra da Rua Independência seja entregue em julho; veja detalhes

Por conta da enchente, obra ficou paralisada por um mês e cronograma de conclusão das quadras atrasou; veja qual a estimativa de finalização do projeto

Publicado em: 18/06/2024 12:13
Última atualização: 18/06/2024 12:15

Com cronograma planejado para ter quatro quadras entregues até as comemorações dos 200 Anos da Imigração Alemã, o andamento das obras de revitalização e modernização da Rua Independência, a chamada Rua Grande, no Centro de São Leopoldo, foi um dos prejudicados pelos eventos climáticos que assolaram o Estado em maio.

Rua Independência foi uma das vias do Centro alagadas pela enchente Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

A via foi uma das tantas inundadas pela enchente e as obras ficaram paralisadas por dias, retornando na última semana do mês passado, segundo a Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo (Scom). Agora, as equipes do Consórcio São Leopoldo trabalham nas quatro quadras em andamento, entretanto, priorizando a finalização da segunda quadra.

O trecho, que fica entre as ruas Brasil e Osvaldo Aranha, começou a receber as primeiras intervenções em novembro de 2023, teve o serviço paralisado em dezembro para oportunizar maior movimento no comércio para as compras de fim de ano, e recomeçou em janeiro, com estimativa de entrega para o início de maio, mas ganhou nova previsão: 15 de julho.

Setembro

A primeira quadra teve sua parte estrutural finalizada em 1º de abril. Depois, a intenção era entregar uma quadra por mês até julho, fechado quatro quadras entregues. Com a paralisação por conta da enchente, porém, a Scom ponderou que a previsão é que as quatro quadras sejam finalizadas em setembro, dependendo das condições climáticas. “A conclusão das oito quadras deve ocorrer até fevereiro de 2025”, indica o texto da prefeitura.

15% dos funcionários atingidos

Além de prejudicar o andamento da obra, a enchente de maio também atingiu as moradias de trabalhadores. Conforme a Scom, o Consórcio tinha 100 funcionários trabalhando direta e indiretamente na revitalização da Independência, antes da enchente. “Cerca de 15% destes funcionários tiveram suas casas atingidas pela enchente e não estão trabalhando”, informou, por nota.

A Superintendência também destacou que a inundação não causou a perda de equipamentos. “Houve perdas sobretudo na questão dos acabamentos de calçadas na segunda quadra, mas não foram significativas”, ponderou.

O valor contratado da obra, avaliada em R$ 50 milhões, permanece o mesmo até o momento.

Na segunda quadra, uma das frentes de trabalho é na colocação dos paralelepípedosFotos Priscila Carvalho/GES-Especial
Obra segue em andamento na 2ª quadra da Rua IndependênciaPriscila Carvalho/GES-Especial
Obra segue em andamento na 2ª quadra da Rua IndependênciaPriscila Carvalho/GES-Especial
80% da pista de concreto já foi colocada na 3ª quadraPriscila Carvalho/GES-Especial

Veja como está a obra quadra a quadra

- Primeira Quadra: A primeira quadra foi finalizada, restando a colocação dos pedestais de ligação da rede elétrica predial e comercial, que já teve início antes da enchente e já foi retomado. Atualmente, o trânsito de veículos está liberado no trecho até a Rua Brasil, mas o estacionamento só é permitido para acesso de moradores e carga e descarga, por 15 minutos, no comércio.

- Segunda Quadra: As equipes estão trabalhando no assentamento dos paralelepípedos, com 70% concluídos. Também estão colocando as pedras de basalto nos lados direito e esquerdo das calçadas. Outro trabalho são os arremates nas tampas das caixas principais da rede lógica (telefonia e internet) e elétrica, rede pluvial e da rede cloacal.

- Terceira Quadra: Na terceira quadra, o Consórcio realizou 80% da pista de rolamento de concreto. Assim que concluída a colocação dos paralelepípedos na segunda quadra, a equipe iniciará os trabalhos na terceira.

- Quarta Quadra: As redes de macrodrenagem pluvial e de esgoto cloacal foram finalizadas. As equipes iniciaram nesta semana a colocação dos dutos das redes de energia elétrica e lógica.

Sem prazo para conclusão da Praça do Imigrante

Outra obra em andamento na cidade, a Praça do Imigrante foi uma das mais afetadas pela enchente, de acordo com a Scom. Intervenções que estavam em andamento, como a colocação das pedras portuguesas, foram prejudicadas, pois a água acabou levando algumas pedras. Neste caso, o serviço será refeito.

A obra estava prevista para ser entregue em julho, durante as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã, mas, agora, não há uma previsão de entrega. Os trabalhos no local, porém, devem recomeçar na próxima semana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas