O prefeito Heliomar Franco e representantes de secretarias municipais visitaram, na manhã desta sexta-feira (10), as famílias que moravam nas 7 residências atingidas por incêndio na Vila Baum, bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo.
O fogo começou na madrugada da quinta-feira (9). Segundo a Polícia, um homem teria ateado fogo contra a casa da ex-companheira, por não aceitar o fim do relacionamento. As chamas se espalharam e acabaram destruindo as outras casas, em dois terrenos. No total, 23 pessoas – entre elas, 9 crianças – moravam no local. Ninguém se feriu. O autor do crime foi preso.
REPORTAGEM: Oito meses após cheia histórica de maio de 2024, bairros onde a água chegou não são mais os mesmos
Apoio
Segundo a prefeitura leopoldense, estiveram no local as secretarias de Assistência Social, Serviços Urbanos, Obras e Viação, Saúde, Habitação e Defesa Civil. Além disso, uma equipe de saúde mental conversou com as famílias, bem como a representantes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para fazer o cadastramento e prestar apoio emergencial e assistencial. A Secretaria de Habitação garantiu também, por seis meses, o aluguel social para as famílias.
Conforme o prefeito, as famílias terão todo apoio necessário para retomarem suas vidas com dignidade. “Vamos limpar o terreno, retirar os entulhos e as pessoas serão acolhidas tanto pelo aluguel social, quanto pelo apoio da Assistência. A Defesa Civil também fez o laudo e esteve no local ainda na quinta-feira”, disse Heliomar.
“Os servidores do Cras vieram junto para fazer o cadastro e ver quais são as necessidades emergências dessas famílias, ficamos bem preocupados com os bebês e pessoas que tomam remédio de uso contínuo”, afirmou a secretária de Assistência Social, Simone Dutra.
LEIA MAIS: Mudança no secretariado: Rodrigo Bach assume a Habitação e Gildo fica na Consulta Popular
“Doações são bem-vindas”, diz vice-prefeita
No fim da manhã desta sexta, a vice-prefeita e titular da Secretaria Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Regina Caetano, também esteve visitando as famílias e levando doações, como fraldas e brinquedos, recebidas após pedido feito em suas redes sociais. “Gravei o vídeo e várias pessoas se disponibilizaram para doações, a própria prefeitura também já tinha providenciado algumas doações. Fui lá fazer essa entrega e conversar com as famílias e ver as necessidades. Eles estão precisando de tudo. É um recomeço de vida”, ponderou, reforçando o pedido por doações.
“Já tem máquinas da prefeitura trabalhado lá, já começamos a prestar um serviço necessário pra essas famílias. Mas as doações todas são bem-vindas”, concluiu.
VEJA TAMBÉM: BR-116: Falta de sinalização no trecho entre São Leopoldo e Novo Hamburgo confunde motoristas
Como ajudar
Nesse momento, o que as famílias mais necessitam são roupas masculinas e para crianças de 2 meses a 8 anos, roupas de cama, mesa e banho, calçados (femininos, nos tamanhos 35/36 e 38; masculino, nos tamanhos 39, 40, 42 e 44; e infantil, para menino, no tamanho 29), gás de cozinha, utensílios de cozinha e materiais de construção.
As doações podem ser entregues diretamente na sede da Secretaria de Assistência Social (Rua São Joaquim, 600, Centro de São Leopoldo).
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags