A Prefeitura de São Leopoldo reforçou o alerta de que os moradores devem buscar locais mais seguros, na manhã desta sexta-feira (3).
Recomendação vale especialmente para os bairros Vicentina, Paim e Vila Brás, diante do elevado nível do Rio dos Sinos, considerando que o Sistema de Contenção de Cheias – Diques, pode ter a sua capacidade superada diante do volume das chuvas.
O Ginásio Municipal Celso Morbach foi disponibilizado para atender vítimas das fortes chuvas no município.
Segundo relatos enviados à reportagem, já é possível observar moradores ocupando praças em alguns bairros, como o Cristo Rei.
Nível do Rio dos Sinos
O nível do Rio dos Sinos atingiu 7,30 metros às 10h05 desta sexta-feira, com elevação de 5 centímetros por hora. De acordo com a prefeitura, mais de 500 pessoas já estão desabrigadas, e o número de desalojados não é possível estimar.
A prefeitura também garantiu que todas as Casas de Bombas estão em pleno funcionamento.
Aulas suspensas até segunda-feira
As aulas na rede municipal e nas escolas conveniadas estão suspensas nesta sexta-feira (3), e sábado (4), devendo retornar na segunda-feira (6).
Captação de água é interrompida
Diante do grave risco elétrico dos painéis serem atingidos pela água, o sistema de captação de água no entorno da Elevatória de Água Bruta (EAB) do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) teve que ser desligado às 5h desta sexta-feira.
O Semae orienta o uso racional de água. Diversos bairros já apresentam desabastecimento. A retomada ocorrerá mediante a redução do nível do Rio dos Sinos. As equipes do Semae estão trabalhando para garantir o abastecimento dos serviços essenciais como o Hospital Centenário e demais unidades de saúde.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A CATÁSTROFE NO RS
Emergência
A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. O Corpo de Bombeiros de São Leopoldo atende pelo telefone 193 ou (51) 3579-0450. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.
Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
LEIA TAMBÉM