abc+

SÃO LEOPOLDO

Prefeitura planeja reforma urgente na Secretaria de Obras; ações de limpeza já iniciaram

Estrutura do prédio apresenta diversos problemas, assim como veículos parados no pátio – alguns deles, há anos

Priscila Carvalho
Publicado em: 08/01/2025 às 19h:37 Última atualização: 08/01/2025 às 19h:38
Publicidade

Após a divulgação de imagens do atual estado da sede da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), as primeiras ações de limpeza e reforma da estrutura, que fica na Avenida Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo, já iniciaram. Nesta quarta-feira (8), equipes já realizavam a lavagem da fachada do prédio, roçada e retirada de alguns materiais que estavam entulhados no pátio.

EMPREGO: Agora é a vez de São Leopoldo receber feirão de atacarejo; saiba como participar



Na terça-feira (7), o prefeito Heliomar Franco visitou o local, acompanhado da vice-prefeita, Regina Caetano, e publicou vídeo nas redes sociais, criticando o que viu no espaço e que chamou de “vergonha”. Nas imagens, é possível ver problemas estruturais, amontoados de entulhos em algumas partes e máquinas paradas no pátio, algumas visivelmente deterioradas.

“O que vimos na Secretaria de Obras foi verdadeiro descaso, abandono e irresponsabilidade com o patrimônio público e com quem trabalha no local”, declarou Heliomar, via Superintendência de Comunicação (Scom) da prefeitura leopoldense.

LEIA TAMBÉM: Bebê tem infecção e precisa passar por cirurgia na perna após tomar vacina em São Leopoldo

“Nos assustamos”

A reportagem esteve no local nesta quarta-feira (8) e constatou alguns dos problemas, bem como, que a limpeza já havia iniciado. “O principal problema é o telhado. Ele é muito velho, vamos ter que arrumar, porque começou a dar infiltração, mofo. E temos problema na hidráulica”, disse o titular da Semov, Tarzan Corrêa, mostrando o teto de algumas salas – como a do gabinete do secretário. Ele acrescenta que, com o telhado afetado, o prédio apresenta muitas goteiras e baldes são necessários a cada chuva.

“Nós nos assustamos. Quinta-feira (dia 2, primeiro dia em que assumiu a secretaria) eu cheguei aqui e me apavorei. A gente sabia que tinha alguns problemas, mas a estrutura está fora do comum. E isso nem é de 8 anos pra cá. Na estrutura aqui são 20 anos que não fazem nada. Foi deixada pra trás”, colocou.

ESCORPIÃO-AMARELO: Mais de 150 são encontrados em uma semana; saiba como se prevenir

Intenção é começar reforma “o quanto antes”, diz Corrêa

Salientando que ficou bastante chateado com a situação, o secretário ponderou que as primeiras ações já começaram e que, pela urgência das reformas no prédio, empresas devem realizar orçamentos no local já nos próximos dias. “Acredito que até o fim de semana já vamos ter um panorama e uma previsão de quando começam as obras, porque a nossa ideia é iniciar o quanto antes”, afirma, comentando que a intenção é deixar tudo pronto antes que se iniciar o período de chuvas na região.

Corrêa estima que, após começadas, as obras devem ser concluídas em até dois meses. “Nossa prioridade é começar o quanto antes. Não temos como esperar. Temos que dar dignidade para as pessoas trabalharem”, reforçou, destacando que as obras não prejudicarão o serviço executado pela Semov.

Infiltração e mofo são alguns dos problemas vistos em salas do prédio da Semov | abc+



Infiltração e mofo são alguns dos problemas vistos em salas do prédio da Semov

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Veículos parados e que precisam de manutenção

No pátio da Semov, caminhões e máquinas ficam estacionadas sem cobertura. Alguns estão visivelmente deteriorados, com ferrugem e até mato em seu entorno. Conforme Corrêa, a ação do tempo aliada a falta de manutenção agravaram a situação dos veículos no local. O secretário comenta que há máquinas paradas há cerca de 10 anos no espaço, e estima que, atualmente, 12 dos mais de 20 veículos vistos no pátio estejam aptos a circular, embora alguns deles precisem de reparos antes.

“O maquinário nós vamos ver o que tem possibilidade de arrumar, o que não tiver, vamos leiloar. E tem muitas coisas que não adianta nem leiloar, vamos fazer um pregão pra sucata”, ponderou.

De acordo com Corrêa, um leiloeiro deve ir à Semov já nesta quinta-feira (9), para fazer um levantamento dos veículos no local e determinar o que pode ir para leilão.

SAIBA MAIS: Obras reiniciam e bloqueios de trânsito voltam à Rua Independência

Trabalho não será interrompido

O prefeito Heliomar Franco garantiu que a administração municipal já tem recurso para arrumar o telhado da secretaria. “Como ação emergencial também iremos contratar uma empresa de pintura e limpeza. Essas obras serão feitas à noite e final de semana para não atrapalhar o andamento do serviço da secretaria”, assegurou.

“Sobre os veículos, começamos a fazer um levantamento para análise do que pode ser consertado ou não, o que não puder será enviado para leilão, o restante será devidamente descartado, assim como os entulhos. Mas é importante dizer: o trabalho da secretaria de obras não será interrompido”, concluiu Heliomar. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade