REVITALIZAÇÃO
Prefeitura estima novo prazo para conclusão da segunda quadra da Rua Independência
Trecho estava previsto para ser entregue na segunda-feira, dia 15, mas condições climáticas adiaram projeção
Última atualização: 13/07/2024 15:29
A Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo (Scom) confirmou que há um novo prazo para a entrega da segunda quadra da Rua Independência, a chamada Rua Grande, no Centro de São Leopoldo.
Na metade de junho, depois que as obras foram retomadas após a enchente histórica que atingiu o município em maio, a prefeitura informou que a previsão era entregar a segunda quadra em 15 de julho. Porém, o tempo instável das últimas semanas acabou adiando a conclusão do trecho que, de acordo com a Scom, deve para ficar pronta no dia 22 de julho.
O Consórcio São Leopoldo, responsável pela modernização e revitalização da Rua Independência, conta atualmente com cerca de 90 trabalhadores trabalhando nas quatro quadras em obras. A prioridade é a segunda quadra, onde as equipes se concentram no entroncamento da Rua Grande com a Rua Osvaldo Aranha, que permanece fechada ao trânsito.
O que está sendo feito no trecho
Depois da transposição das tubulações da rede de energia elétrica e da rede de lógica (telefonia e internet), ligando a segunda à terceira quadra, as equipes estão realizando a concretagem das faixas de pedestres na Osvaldo Aranha, a concretagem da calha coletora da rede pluvial no centro da pista de rolamento e a colocação das grelhas que levam a água da chuva à rede subterrânea. O calçamento de paralelepípedos chegou próximo ao cruzamento das vias públicas. Também está sendo finalizado o calçamento com pedras de basalto em ambos os lados das calçadas.
A previsão é iniciar a colocação das pedras regulares (paralelepípedos) no cruzamento da Independência com a Osvaldo Aranha nesta segunda-feira (15). Já na terceira quadra, entre as ruas Independência e João Neves da Fontoura, o Consórcio deve iniciar a concretagem das calçadas durante a semana.
Andamento da obra
- Primeira Quadra: A primeira quadra foi finalizada, restando a colocação dos pedestais de ligação da rede elétrica predial e comercial, que já teve início antes da enchente e foi retomado. Mobiliário, sinalização, pintura, plantio de árvores (Ipês e Acers) e acabamentos são a próxima etapa.
- Segunda Quadra: As equipes estão trabalhando no assentamento dos paralelepípedos, com 95% concluídos. A colocação das pedras de basalto nos lados direito e esquerdo das calçadas está sendo finalizado. Outro trabalho são os arremates nas tampas das caixas principais da rede lógica e elétrica, rede pluvial e da rede cloacal.
- Terceira Quadra: Na terceira quadra, o Consórcio realizou 80% da pista de rolamento de concreto. Assim que concluída a colocação dos paralelepípedos na segunda quadra, a equipe iniciará os trabalhos de assentamento do calçamento, mas antes é preciso transpor com concreto a calha coletora da rede pluvial. Na semana que vem, deve ter início a concretagem das calçadas.
- Quarta Quadra: As redes de macrodrenagem pluvial e de esgoto cloacal foram finalizadas. As equipes trabalham na colocação dos dutos das redes de energia elétrica e lógica, com aterramento da base.
Conclusão em fevereiro
Segundo a Scom, a partir da retomada dos trabalhos, o cronograma de entrega permanece em uma quadra por mês. Com a paralisação de um mês (maio), a previsão é que as quatro quadras sejam finalizadas em setembro, dependendo das condições climáticas. A conclusão das oito quadras deve ocorrer até fevereiro de 2025.
Canção ao Imigrante será lançada em apresentação gratuita de orquestra neste sábado
Praça do Imigrante
A enchente de maio impactou os trabalhos que vinham sendo realizados na Praça do Imigrante. A prefeitura esperava que o Consórcio São Leopoldo concluísse os trabalhos de revitalização durante as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã neste mês de julho, pelo local ser um marco histórico e cultural da cidade. Porém, com danos significativos na estrutura das calçadas que estavam sendo revitalizadas, principalmente, se fez necessário recomeçar os trabalhos de colocação das pedras portuguesas. No entorno da Câmara de Vereadores, as equipes trabalham na finalização da calçada com pedras de basalto.