COMUNIDADE
Prefeitura e moradores debatem sobre nova obra de drenagem no Centro de São Leopoldo
Cerca de 30 pessoas participaram de reunião sobre o serviço, que iniciou nas últimas semanas na Rua Osvaldo Aranha e visa minimizar alagamentos
Última atualização: 18/10/2023 17:08
A nova obra de drenagem iniciada nas últimas semanas na Rua Osvaldo Aranha, no Centro de São Leopoldo, e que tem como principal objetivo minimizar os alagamentos na área central do município, foi tema de uma reunião entre representantes da prefeitura, moradores locais e síndicos de prédios próximos à intervenção.
A reunião aconteceu no salão de festas do Residencial Positano, na noite da quinta-feira (17), e contou com a presença de mais de 30 pessoas.
A obra está contemplada no programa emergencial de drenagem urbana, criado com a intenção de qualificar as vias do município para o devido escoamento de águas pluviais, freando os impactos das fortes chuvas que acometeram a região do Vale dos Sinos nos últimos meses. O novo sistema é composto por 300 metros de tubulação de 800 mm de diâmetro – duas vezes maior que o anterior – e vai ser implantado da Rua São Paulo até a Rua Independência, com um investimento calculado em R$ 600 mil.
Ideia surgiu de uma moradora
De acordo com o secretário do Orçamento Participativo (Semop), André Lemke, a ideia de realizar a reunião partiu da síndica e moradora do Centro, Evelin Haslinger, na última reunião ordinária da região Centro, organizada pela Semop no início do mês. “Na última reunião que fizemos com os representantes da região Centro nos foi apontado a necessidade de uma comunicação mais direta entre a prefeitura e os moradores para que fosse apresentado e contextualizado as obras que estão sendo feitas”, explicou Lemke.
Evilin Haslinger comentou sobre a origem da ideia de marcar a reunião e destacou a importância de um contato mais direto entre a prefeitura e a população. “A ideia surgiu porque participo do OP e, há um bom tempo trago as demandas dos moradores da região para a prefeitura, em função de conversar bastante com a população que mora por ali. Quando ocorreu a obra da Rua São Paulo, os moradores me disseram que não havia informativo, nem mesmo placas, para orientar e contextualizar sobre o que estava sendo feito e o prazo para conclusão. Ao ficarmos sabendo desta obra na Osvaldo Aranha, solicitei esta reunião. Todos saímos da reunião satisfeitos e esclarecidos”.
“Estratégica e emergencial”
Conforme o secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, na reunião, a prefeitura apresentou a obra aos presentes. “Contextualizamos a necessidade dela, reconhecendo-a como estratégica e emergencial para que seja evitado alagamentos na região. Também apresentamos a nossa intenção de interligar a rede de drenagem da Rua Independência à Rua São Paulo, com uma estimativa de conclusão de 90 dias, com o propósito de trocar toda a tubulação. A rede anterior estava danificada, demandando uma obra para aumentar a capacidade de vazão de água. O saldo da reunião foi de muita satisfação por parte dos que se fizeram presentes”, disse Spolaor.
Estiveram presentes na reunião também: o secretário de Obras e Viação, Geraldo Passos; os engenheiros da secretaria de Obras e Viação, Paulo Kumer e Nilson Karan; a coordenadora de Ações Comunitárias da Secretaria do Orçamento Participativo, Francieli Garcia, e a coordenadora da região Centro, Bárbara dos Santos.