O prefeito Ary Vanazzi assinou na quarta-feira (17) o Decreto N.º 10.422, que declarou de utilidade pública de um imóvel localizado na Rua General Osório, no bairro Duque de Caxias, para fins de desapropriação do prédio para a transferência e implementação de Unidade Básica de Saúde (UBS), que atualmente funciona junto à estação Unisinos da Trensurb. O objetivo é ampliar os serviços de saúde para a população da região sul da cidade.
Acompanhado da secretária da Saúde, Andréia Nunes, o chefe do Executivo municipal explicou como essa ação vai qualificar ainda mais o atendimento de saúde.
“A implementação da UBS nesse novo prédio tem o objetivo de ampliar e qualificar ainda mais o atendimento de saúde nessa importante região da nossa cidade, trazendo mais serviços e especialidades e melhorando a vida dos moradores da região” afirmou Vanazzi.
“Nós sabemos da necessidade que a população da região sul tem da ampliação dos atendimentos na área da saúde e para nós como administração é muito importante que os vereadores estejam junto com a gente, assim como o vereador Fabiano que trouxe essa proposta”, comentou a secretária da Saúde.
Demanda antiga
Presente no ato, o vereador Fabiano Haubert (PDT), liderança da região, já havia tratado o assunto em outra audiência com o prefeito Vanazzi. Ele falou sobre a importância da unidade para a população da região sul.
“Essa é uma demanda antiga na comunidade, para ter um atendimento de saúde especializado para a população”, afirmou Haubert.
A partir da assinatura do decreto, o governo municipal fará os devidos encaminhamentos administrativos visando a efetiva desapropriação do imóvel, a partir de quanto a Secretaria Municipal da Saúde poderá iniciar o processo de reestruturação para a mudança do local.
LEIA TAMBÉM
Contra Covid-19 e gripe
Nesta quinta (18), a UBS Trensurb e outras 21 unidades básicas de saúde seguem aplicando a vacina bivalente contra a Covid-19 e em todas a da gripe Influenza com sala de vacina para a população a partir dos 18 anos.
O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda à sexta. Com exceção da UBS Vicentina e a UBS Campina que funcionam até as 18h30.
Para receber a bivalente, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose aplicada.