A prefeitura de São Leopoldo se pronunciou, na noite dessa terça-feira (18), sobre o furto de dois caminhões e três retroescavadeiras que estavam estacionados na Emef Otília Carvalho Rieth. Os maquinários eram utilizados para retirar entulhos oriundos da enchente histórica.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Lima, o crime pode impactar os trabalhos de limpeza e já foi denunciado à polícia. “As autoridades policiais já foram informadas e não descartamos nenhuma possibilidade diante da disputa também que estamos vivendo, isso pode impactar por exemplo na retirada das equipes que atuam na madrugada”, afirmou.
“Reiteramos a necessidade de uma apuração devida desses fatos, pois não dá pra acreditar que a missão mais importante deste momento que é limpar a cidade sofra ataques dessa forma”, completou.
A prefeitura foi questionada sobre a possibilidade de ampliar o efetivo de segurança nos locais onde os maquinários são guardados, com o objetivo de evitar novos furtos. Conforme a Superintendência de Comunicação (Scom), este questionamento deve ser respondido a partir da quarta-feira (19).
Outros casos
Em nota, a Scom destacou que também houveram outros crimes envolvendo os maquinários de limpeza da cidade. “Também ocorreu, ainda nesta manhã (18), o caso de uma equipe que realizava a operação de limpeza na rua das Petúnias, no Santos Dumont, foi agredida e a retroescavadeira teve o vidro quebrado por um tijolo”, diz o material, que acrescenta também um caso acontecido no sábado (15). “Um caminhão de outra empresa foi furtado no bairro Campina. Nesta ocasião, felizmente, foi recuperado horas depois”, completa.
LEIA TAMBÉM