A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) de São Leopoldo formou, na última sexta-feira (19), 41 novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que estavam em treinamento na cidade. A cerimônia de formatura foi realizada na Sociedade Orpheu e contou com a presença de diversas autoridades municipais e convidados, além dos familiares dos formandos.
De acordo com a Superintendência de Comunicação (Scom) da Prefeitura de São Leopoldo, até o dia 29 de janeiro, os agentes ainda terão algumas instruções especializadas, e, nos dias 30 e 31, farão operações de rondas instrutivas. No dia 1º de fevereiro, eles entram oficialmente na escala de trabalho da GCM.
“Guarda preparada”
Presente na cerimônia, o prefeito Ary Vanazzi parabenizou os formandos pelo empenho e destacou a importância da Guarda Civil Municipal no contexto da segurança pública. “Hoje nós temos uma guarda preparada, e eu tenho muito orgulho da segurança pública e da forma que trabalhamos. Eu olho pra vocês e vejo que estão com muita vontade para tratar da segurança da comunidade leopoldense. É disso que nós precisamos. Viva nossa Guarda Municipal, sucesso e parabéns para vocês”.
A titular da Semusp, Giselda Matheus, expressou sua satisfação ao ver o sucesso da Escola de Formação e Aperfeiçoamento (Efag) da GCM. “Quando começamos na área de segurança pública, tínhamos metas e sonhos, e uma delas era fazer da Efag uma referência em capacitação. Hoje, ao ver esta turma de formandos, fico muito satisfeita em dizer que não só alcançamos essa meta, mas a superamos”.
Como é o treinamento
Os novos agentes passaram por um programa de treinamento, que totalizou 1.294 horas e abrangeu temas como técnicas de patrulhamento, atendimento de ocorrências, mediação de conflitos e técnicas de defesa pessoal. Além disso, receberam orientações sobre o papel da Guarda Civil Municipal na promoção da segurança e no fortalecimento do vínculo com a comunidade.
LEIA TAMBÉM