No próximo sábado, 2 de março, a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) realizará o “Dia D” para combater a dengue em São Leopoldo. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Paim, Vicentina, Brás e Padre Orestes irão abrir e prestar atendimento neste dia. O expediente será das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. O atendimento é, prioritariamente, para casos de dengue, mas toda a população será recebida em livre demanda. A Farmácia Móvel é outro serviço que estará à disposição em frente à UBS Vicentina, no mesmo horário de atendimento.
No sábado à noite, durante a programação do Desfile de Carnaval de São Leopoldo, uma equipe da Semsad estará na avenida Dom João Becker passando orientações e entregando material informativo de prevenção e cuidados para evitar focos do mosquito transmissor.
“São Leopoldo vive a nona semana epidemiológica, ou seja, de agravamento da contaminação da doença, o pico deve ocorrer entre a 14ª e 15ª semana. Por isso a nossa preocupação. A expectativa de redução ocorre na 20ª semana. Diante desse alerta, é importante que a população se previna e tome os devidos cuidados, cuidando das casas e usando repelentes. Nosso trabalho é diário visitando residências, limpando ruas, mas é fundamental a colaboração dos moradores evitando o acúmulo de água nos pátios”, reforçou a secretária da Saúde Andréia Nunes. São Leopoldo registra 635 casos da doença, outros 284 são considerados suspeitos.
LEIA TAMBÉM