SAÚDE

Prefeitura de São Leopoldo e Unisinos firmam parceria pelo projeto Farmácia Viva

A iniciativa será desenvolvida de forma colaborativa para o cultivo e manipulação de fitoterápicos, a fim de qualificar a assistência farmacêutica em todos os serviços da rede municipal de saúde

Publicado em: 29/03/2023 10:16
Última atualização: 29/02/2024 08:54

A Prefeitura e a Unisinos assinaram o termo de compromisso para implantação do programa Farmácia Viva. O evento ocorreu no auditório central da universidade com a presença do prefeito Ary Vanazzi e do reitor Sérgio Mariucci na segunda-feira. A iniciativa será desenvolvida de forma colaborativa entre Secretaria Municipal de Saúde, Unisinos e Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo (Ceepro) para o cultivo e manipulação de fitoterápicos, a fim de qualificar a assistência farmacêutica em todos os serviços da rede municipal de saúde.

Vanazzi e Mariucci no lançamento da ação na Unisinos Foto: Estevan Benacchi/Prefeitura de São Leopoldo

Oito plantas medicinais serão cultivadas e, posteriormente, manipuladas em laboratório: tintura de melissa, cápsula de maracujá, pomada confrei, tintura de boldo, tintura de tansagem, tintura de malva, creme de camomila e sachê de camomila. As três primeiras já estão em andamento. As demais aguardam a época certa de plantio.

A ideia da Farmácia Viva surgiu em 2018, mas sofreu com os transtornos causados pela pandemia. São Leopoldo está entre as 20 cidades selecionadas para a iniciativa entre 144 que se candidataram em todo o País. "Pretendemos tornar a manipulação das plantas parte das atividades de extensão para alunos. É um processo que vai desde o plantio da semente até virar o medicamento que chega na mão do usuário do SUS", explicou a coordenadora do projeto na Unisinos, Letícia Sfair. Participaram do ato a diretora da Farmácia Municipal, Fabiana Ribeiro, a decana da Escola de Saúde, Rochele Rossi, as professoras Ana Breier e Edna Suyenaga e o professor Gelson Fiorentin.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas