COVID-19

Prefeitura de São Leopoldo amplia aplicação da vacina bivalente para gestantes e puérperas

A dose também segue disponível para idosos de 60 anos ou mais. Todas as unidades básicas de saúde (UBS), com salas de vacinação, disponibilizam os imunizantes. Saiba mais

Publicado em: 24/03/2023 09:18
Última atualização: 26/02/2024 09:41

Com a chegada de novas doses, nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de São Leopoldo ampliará a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para gestantes e puérperas. A dose também segue disponível para idosos de 60 anos ou mais. O público a partir dos 18 anos permanece com acesso às demais doses contra a Covid-19.

Todas as unidades básicas de saúde (UBS), com salas de vacinação, disponibilizam os imunizantes. As UBS Materno Infantil, Vicentina e Padre Orestes trabalham com a aplicação da Pfizer Baby e da Pfizer Pediátrica. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda à sexta. As UBS Vicentina e a UBS Campina têm seu horário estendido até as 18h30.

As UBS com vacinação contra a Covid -19 são: Cohab Feitoria, Cohab Duque, Paim, Campestre, Materno Infantil, Padre Orestes, Vila Brás, Vicentina, Santa Marta, Campina, Rio Branco, Santo André, Scharlau, Trensurb, Madezatti, Imigrante, Parque Mauá, Pinheiro, Rio dos Sinos, São Cristóvão, Santos Dumont e Centro do Idoso.

Terceira dose

O intervalo entre as doses é de quatro meses da segunda aplicação para pessoas acima dos 12 anos. Com exceção dos imunossuprimidos, que necessitam de 28 dias de intervalo.

Quarta dose

O intervalo é de quatro meses da dose anterior, disponível para pessoas acima dos 18 anos.

Pfizer Bivalente

Para receber a dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose aplicada. Esta vacina substitui a quinta dose do esquema vacinal contra a Covid-19.

A vacina bivalente está disponível para idosos acima dos 60 anos, gestantes, puérperas, população quilombola, ribeirinha, indígena e pessoas imunocomprometidas acima de 18 anos.

Os imunossuprimidos que realizaram apenas três doses do esquema monovalente, devem fazer a dose de reforço após 4 meses. Para ter direito à aplicação, os imunossuprimidos devem comprovar as doenças através de laudos.

Vacinação Infantil

A vacinação dos 6 meses aos 12 anos de idade é aplicada no Materno Infantil, Padre Orestes e Vicentina de segunda a sexta.

A Pfizer Baby é aplicada em crianças a partir dos 6 meses até crianças de 2 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades. A Coronavac/Butantan é aplicada em crianças a partir de três anos e a Pfizer Pediátrica, em crianças a partir dos 5 anos.

Segunda dose Infantil

O esquema vacinal da Pfizer Baby prevê três doses: entre a primeira e a segunda deve ter um intervalo de quatro semanas e, para a terceira dose, o intervalo será de oito semanas.

A aplicação da segunda dose da CoronaVac/Butantan ocorre com o intervalo de 28 dias da primeira. E a segunda dose da Pfizer Pediátrica é aplicada com intervalo de 8 semanas.

Terceira dose infantil

A terceira dose com a Pfizer Pediátrica é aplicada no intervalo de 4 semanas da segunda dose, em crianças de 5 a 11 anos.

Na ausência da Pfizer Pediátrica é recomendado pelo Ministério da Saúde que crianças de 5 a 11 anos podem tomar a terceira dose da vacina contra a covid-19 com a CoronaVac. A vacinação segue nas UBS Materno Infantil, Vicentina e Padre Orestes.

Documentos necessários:

Para receber a dose é preciso levar documento com foto e carteirinha de vacinação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas