Diferente do que foi divulgado pela prefeitura de Novo Hamburgo, onde não haverá desfile de carnaval neste ano – após a prorrogação do decreto de calamidade pública na cidade –, São Leopoldo confirmou a realização da festa.
A afirmação veio do novo prefeito do município, Heliomar Franco, em entrevista a Cláudio Brito, no programa NH 10, da Rádio ABC 103.3 FM, na manhã desta segunda-feira (6). Após lembrar que a cidade vizinha já anunciou que não fará o desfile deste ano, Brito perguntou ao gestor municipal se São Leopoldo faria a festa. Heliomar sentenciou: “São Leopoldo vai ter”, emendando que trataria sobre o tema com a secretária de Cultura, Lionella Goulart, nesta semana.
“Eu pedi para ela rever os números do orçamento, porque a gente está fechando os números orçamentários, o diagnóstico financeiro da prefeitura”, acrescentou, reforçando que a nova gestão está fazendo um levantamento da situação financeira do município, mas reafirmando que o carnaval deve ocorrer. “Só estamos adequando as questões orçamentárias”.
LEIA TAMBÉM: Parceria garante limpeza de van da Secretaria de Proteção Animal afetada pela cheia
Sem data confirmada
Ainda não foi divulgada uma data para a realização do desfile leopoldense, que deve contar com seis escolas de samba: Acadêmicos Verde e Rosa, Alambique, Estação Primeira de São Léo, Leões da Feitoria, Imperadores do Sul e Império do Sol – que participa também na elite do carnaval de Porto Alegre e, por isso, não deve concorrer em São Leopoldo.
Equilíbrio financeiro
Heliomar também disse que o governo municipal deve divulgar os números encontrados na prefeitura pela nova gestão. “Os números vão ser, essa semana ainda, tornados públicos. E contamos com a compreensão da sociedade, porque precisamos reorganizar o equilíbrio financeiro da cidade”, complementou.
“Mas não deixaremos de fazer a parte cultural, não deixaremos de atender a assistência social, a saúde, de maneira melhor do que vinha sendo feito”, concluiu o prefeito.
LEIA TAMBÉM