Concomitante às obras de revitalização da Rua Independência, que passa normalmente pelo Centro leopoldense já percebeu que outro ponto turístico também passar por reformas: a Praça do Imigrante, local centenário que fica em frente a sede da Câmara de Vereadores, próximo ao dique, considerada como “quadra zero” da chamada Rua Grande.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO
Em comemoração aos 200 anos de São Leopoldo e alusivo ao Bicentenário da Imigração Alemã, a prefeitura autorizou a revitalização da estrutura, obra que está sendo realizada também pelo Consórcio São Leopoldo, responsável pela modernização da Independência.
Os trabalhos no local começaram pela colocação do calçamento em pavs no trecho entre a praça e a Câmara, que já foi finalizado. Também estão sendo retiradas as pedras portuguesas do entorno da estrutura e recolocadas por uma equipe de calceteiros – conforme a prefeitura, antes da remoção das pedras, o Consórcio fez um levantamento por georreferenciamento, com a finalidade de definir a localização correta do pavimento em mosaico composto de simbologia maçônica nas calçadas.
Melhorias
Outras ações serão a limpeza do monumento no centro da Praça do Imigrante e a revitalização do passeio próximo ao dique com a colocação de calçamento em pavs. A praça também ganhará mais bancos em seu mobiliário e nova iluminação.
Engenheiro da Secretaria de Obras e Viação (Semov), Paulo Kumer explicou que a via que fica entre a praça e a Ponte 25 de Julho também receberá melhorias. “A rua do lado, entre a praça e a ponte, sempre alagava, não tinha drenagem adequada”. Com as ações, a sinaleira que fica na esquina dessa rua, defronte aos fundos da Igreja Matriz, foi reposicionada para um pouco mais próximo da praça.
Segundo Kumer, o investimento na obra faz parte dos R$ 50 milhões destinados para a revitalização da Independência. Ainda de acordo com o engenheiro, a estimativa é que a praça seja entregue em setembro.
Deck também está no projeto
Na semana passada, o prefeito Ary Vanazzi visitou as obras junto com membros do Comitê do Bicentenário da Imigração Alemã e da administração municipal. Ele revelou que pretende criar no local um espaço de convívio para aproximar a comunidade com o Rio dos Sinos.
“Estamos fazendo somente a metade do projeto. A outra metade que pretendemos fazer é um deck entre o dique até próximo a Ponte 25 de Julho, onde terá bares e restaurantes em uma parceria público-privada. A beleza da praça será a revitalização, mas o deck terá a importância para contemplar o Rio dos Sinos, então poderemos fazer shows e espetáculos”, justificou. “Essa parte será licitada e a gente espera fazer isso ainda no segundo semestre deste ano para terminar em 2025”, disse o prefeito.
LEIA TAMBÉM