O plantio de 200 mudas de árvores pelo Bicentenário da Imigração Alemã começa nesta sexta-feira (19), em São Leopoldo. Capitaneada pelo Grupo Sinos em comemoração aos dois séculos da chegada dos primeiros imigrantes alemães à região, a ação garantirá o plantio de 200 mudas distribuídas em quatro cidades: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas e Gramado.
Neste primeiro ciclo de plantio, com 50 mudas, o local escolhido foi a praça reformada no Beco do Deco, em São Leopoldo. De acordo com o engenheiro agrônomo Guilherme Schaefer, do projeto Arborizar, em quatro anos a população já poderá contemplar um túnel verde, roxo e amarelo no local.
“Escolhemos mudas de Ipê Roxo e Amarelo para São Leopoldo, pois é uma árvore de fácil adaptação e que consegue se desenvolver bem em ambientes urbanos”, detalha. O plantio começa pela manhã e segue até as 16 horas. Todas as mudas receberão uma plaquinha de identificação e serão monitoradas por seis meses.
De acordo com o diretor comercial do Grupo Sinos, Carlos Eduardo Gusmão, as 200 mudas são um presente para a comunidade neste Bicentenário da Imigração Alemã, garantindo a absorção de 32 toneladas de carbono. “Os municípios contemplados são as quatro cidades-sede do Grupo Sinos no Vale do Sinos e Serra”, explica. Além de ipê, o projeto contempla ainda mudas de plátanos, pitangueiras e araçás.
Calendário
Em 10 de maio será a vez de Gramado; no dia 20 de maio é em Novo Hamburgo e, em 10 de junho, o plantio será em Canoas. Os parceiros da ação de São Leopoldo são Unimed Vale do Sinos, BRDE, Sicredi Pioneira, Stihl, Instituto Ivoti e Ensinger. A promoção é do site abc e a realização do Projeto Arborizar e Grupo Sinos.
LEIA TAMBÉM