O barco-escola Peixe Dourado, que estava sendo construído em Navegantes (SC), já tem previsão de datas para sair de Santa Catarina e chegar a São Leopoldo. A embarcação, que será o primeiro barco-escola pertencente ao município, aguarda a liberação da licença de transporte da embarcação pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que deve ser concedida entre esta quinta (3) e sexta-feira (4).
Com isso, a previsão é que o barco saia do estaleiro, em Itajaí (SC), no final da noite de domingo e chegue a São Leopoldo na próxima quarta-feira (9). Conforme informação repassada pela Superintendência de Comunicação (Scom) da Prefeitura, a embarcação foi transportada de Navegantes a Itajaí há 15 dias, para permanecer na transportadora enquanto recebia algumas adequações, como limpeza, antes de pegar a estrada.
O píer da embarcação está instalado desde o dia 30 de agosto junto à sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), ao lado do Museu do Rio, na Rua da Praia, 50, bairro Rio dos Sinos. A construção, iniciada em 2023, levou sete meses para ser concluída em Navegantes (SC), com fase de acabamento e procedimentos burocráticos iniciadas em maio deste ano.
Transporte e itinerário
O barco, em estilo catamarã, será transportado por via terrestre, o que deve ocorrer apenas durante a noite (devido ao tamanho), quando o movimento nas rodovias é menos intenso. A secretária da Semmam, Jussara Lanfermann, explica a escolha pelo transporte via terrestre do barco.
Veja também: BR-116: Veja avaliação da primeira semana de liberação das novas pontes do Rio dos Sinos
“O transporte por via terrestre foi escolhido devido aos custos menores e também pelas condições não favoráveis de navegação pela costa gaúcha neste período. O deslocamento ocorrerá desde o estaleiro, em Itajaí, até São Leopoldo, sob a supervisão da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e no município, pela Guarda Municipal”, esclarece.
Chegando à região pela RS-118, o Barco-Escola seguirá pela BR-116 até a Avenida Caxias do Sul* para ser desembarcado no píer construído atrás do casarão da Semmam, na Rua da Praia. Ele deve passar por inspeção da Marinha do Brasil antes de ter a autorização para navegar pelo Rio dos Sinos.
Estrutura, investimento e objetivo
A embarcação tem sua estrutura em chapas e perfis de alumínio, que totalizam 18,59 metros de comprimento, com capacidade para até 66 pessoas. O orçamento, que inicialmente era de R$ 4,3 milhões, teve acréscimo de R$ 1.005.427,35 devido a ajustes no projeto, conforme a Semmam.
Você também pode se interessar: Chuva atrasa obra e liberação de quadra da Rua Independência
O objetivo do barco-escola é promover a educação socioambiental, levando estudantes e a comunidade da cidade para o Rio dos Sinos, a fim de conhecê-lo. A iniciativa também visa a qualificar a fiscalização ambiental por parte da Semmam, atraindo turistas para São Leopoldo.
* ATUALIZAÇÃO: A informação repassada inicialmente pela prefeitura era de que a chegada em São Leopoldo seria pela Avenida Duque de Caxias. Às 18h30, a Scom corrigiu, afirmando que seria pela Avenida Caxias do Sul.
LEIA TAMBÉM