EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Peixe Dourado aguarda condições melhores para navegar pelo Rio dos Sinos
Nível do rio está abaixo de 1 metro em São Leopoldo, segundo a Defesa Civil Municipal
Última atualização: 13/01/2025 18:55
O barco-escola Peixe Dourado, inaugurado em 15 de dezembro de 2024 pela antiga gestão, ainda não fez nenhum passeio em 2025. Com o nível do Rio dos Sinos em 93 centímetros em São Leopoldo - conforme a Defesa Civil Municipal), as equipes aguardam condições melhores de navegabilidade para planejar o cronograma mensal de viagens, de acordo com informações encaminhadas pela Superintendência de Comunicação (Scom). O nível do Rio considerado normal é em torno de dois metros.
Mesmo sem um cronograma fechado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) já informa como a agenda deverá funcionar. Os passeios, que devem contar com, no mínimo, 40 pessoas, podem ser agendados pela comunidade através do e-mail barcoescola@saoleopoldo.rs.gov.br. “As saídas ocorrem de terça a sexta e serão oportunizadas vagas para escolas e para a comunidade em geral”, informa Claudia Costa, titular da pasta.
Para Claudia, a educação ambiental trazida pelo barco é de fundamental importância para a sociedade. “Promover a conscientização ambiental e o engajamento da comunidade com a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade local é nosso dever como poder público”, destaca.
Viu essa? Estado autoriza e desassoreamento do Rio dos Sinos pode começar no próximo mês; saiba mais
“A presença de um barco escola pode servir como uma ferramenta para educar sobre a importância do Rio dos Sinos, seus ecossistemas e os impactos da poluição e da degradação ambiental. Iniciativas como essa ajudam a formar uma consciência ecológica coletiva, incentivando a proteção do rio e das áreas ao redor, ao mesmo tempo em que criam uma conexão emocional entre as pessoas e a natureza”,finaliza.