Desde que lançaram a campanha Salve o Joaquim no dia 5 de agosto, a microempresária Magda de Neque Neves e o vendedor Alessandro Foletto Neves, pais de Joaquim de Neque Neves, têm tido um trabalho incansável para divulgá-la. O objetivo é arrecadar recursos para adquirir o Elevidys, remédio capaz de frear o avanço da doença que causa enfraquecimento muscular, mas que custa R$ 17 milhões de reais.
Na manhã deste sábado (7), em pleno feriado de Independência do Brasil, Magda e Alessandro realizaram, no centro de São Leopoldo, uma atividade chamada “Pedágio Solidário”, não apenas para atrair mais doadores à causa, mas também para difundir informações sobre a doença, que pode levar a óbito.
A data escolhida para a atividade não é por acaso: no mesmo dia é celebrado também o Dia Nacional de Conscientização sobre a Distrofia Muscular de Duchenne. A data existe desde 2023, quando entrou em vigor a Lei 14.557, que também originou a semana de consciência em relação ao tema.
Diversas pessoas, entre familiares e amigos, participaram da atividade, que percorreu localidades como a Avenida João Corrêa e a Rua Independência. Segurando cartazes e folhetos enquanto vestiam a camiseta da campanha, que leva a frase “Somos raros”, eles informaram motoristas que paravam nas sinaleiras.
Fique de olho: Projeto vai construir 68 casas para famílias que moram em área de risco em Esteio
“Tivemos um retorno muito expressivo e bondoso das pessoas, tanto dos que estavam engajados em participar conosco quanto daqueles que abriram os vidros dos seus carros e nos deram um minuto de atenção”, comentou Magda. “Vimos que vale muito fazer estes eventos e queremos organizar outros na sequência, porque percebemos que as pessoas são solidárias e acolhedoras. Agora nossa próxima ação será uma rifa on-line e focaremos muito na campanha dele na Semana Farroupilha”, finaliza.
LEIA TAMBÉM