A banda Papas da Língua fez a abertura dos profissionais da educação leopoldenses na abertura do ano letivo de 2024. A atração, realizada no Museu do Trem, contou com um público de aproximadamente 2 mil profissionais da área da educação, entre professores, equipes diretivas e outros trabalhadores. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal de São Leopoldo com o Serviço Social do Comércio (Sesc).
Na cidade, as aulas da rede municipal serão retomadas quarta-feira (21), quando os mais de 30 mil alunos retornarão para as 50 escolas da rede pública municipal. Para a preparação do ano letivo de 2024, a Prefeitura investiu mais de R$ 18 milhões na qualificação de espaços, ampliação de serviços em todas as escolas, que beneficiarão estudantes, professores e a comunidade.
Início do ano letivo
Durante a cerimônia de abertura, o secretário Geral de Governo (SGG) Nelson Spolaor, que representava o prefeito Vanazzi, falou sobre a importância da educação para a sociedade. “Nós temos uma visão de que o mundo que nós queremos construir, melhor a cada dia, passa efetivamente pela escola, pela educação”, destaca. “Eu estive agora durante o período de férias, junto com o secretário Ricardo, incitando reformas que estavam sendo feitas na parte estrutural, porque o governo precisa garantir uma escola de qualidade na sua estrutura”, completou.
O titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Ricardo Fernandes da Luz, ressaltou, ao Jornal VS, a importância de eventos como este para o incentivo aos educadores. “É fundamental, em especial porque 2023 foi um ano em que as escolas se puxaram, produziram muito, tanto que nossa reprovação caiu 30%”, elogiou. “Então o que entendemos como justo? Agradecer aos profissionais da educação, seja na valorização financeira, estrutural, quanto recebê-los com alegria, felicidade. Eu tenho certeza que depois de uma atividade como essa, o tom do ano inteiro da escola vai ser este: de alegria”, completou.
O cerimonial contou com a presença do secretário Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor, que representava o prefeito Vanazzi; o secretário de Educação (Smed) Ricardo Fernandes da Luz; a secretária adjunta municipal de educação, Renata de Matos; a presidente e a vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ana Affonso e Iara Cardoso (respectivamente); e a diretora do Sesc São Leopoldo e São Sebastião do Caí, Andrea Guedes; e a diretora do Museu do Trenm, Alice Bemvenuti.
Terça tem Palestra de Leandro Karnal
Nessa terça-feira (20), os profissionais da rede terão uma palestra com o professor, historiador e escritor leopoldense Leandro Karnal. O evento, também com apoio do Sesc, ocorre no Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos. A atividade terá como tema “Educação para o futuro: esperançar é preciso” e será dividida em dois turnos: um com início às 8h30 e outro às 14h. Para quem não conseguir assistir à palestra no Anfiteatro Padre Werner, o evento será transmitido ao vivo no Teatro Municipal, no Centro Cultural José Pedro Boéssio.
LEIA TAMBÉM