O Centro Medianeira realizou, nesta segunda-feira (18), a inauguração da Oficina da Padaria Mão na Massa. Subsidiado pelo Criança Esperança, da Globo, o projeto tem como objetivo inserir os adolescentes no mercado de trabalho. Através de uma parceria com a empresa Unidasul, os estudantes terão a oportunidade de participar de um processo seletivo após a participação na oficina.
De acordo com o presidente do Centro, Valmir Tarcísio Pizzutti, a iniciativa é essencial para o futuro dos alunos. “Por mais que o projeto pareça ser simples, uma instrução de iniciação profissional de padaria, ele é extremamente relevante para esses jovens que frequentam o Medianeira”, defende. “Além desse trabalho de inclusão social que nós fazemos com todos os adolescentes que vêm da periferia, ainda proporcionamos, com a oficina, uma primeira oportunidade de trabalho”, continua.
A diretora Renata Rodrigues ressalta o papel da Unidasul na iniciativa. “Eles estão nos ajudando a encaminhar esses jovens, possibilitando assim uma iniciação profissional para os participantes da oficina”, diz.
Para a educadora social e professora da oficina Carla Matilde das Chagas Pereira, a iniciativa fará toda a diferença na vida dos adolescentes atendidos pelo Centro Medianeira. “Trabalho aqui há dez anos e também sou parte da comunidade que a instituição, sei que esta oportunidade é muito importante para esses adolescentes, pois os vejo sedentos por oportunidades de trabalho”, observa Matilde. “Faz tempo que sinto que essa instituição é dedicada a transformar a vida de tantas crianças e isso tem acontecido com muito êxito. Esta oficina faz parte deste propósito, sou feliz em fazer parte disso e contribuir para algo tão nobre”, finaliza.
Iniciação profissional
O estudante do 8º ano João Vitor Anacleto da Silva, de 16 anos, está tentando aproveitar a oportunidade ao máximo. “É uma chance única, só podemos fazer uma vez ao ano e em 2024 vai ser outra turma, então tem que aproveitar”, comenta.
Para Alan Richard Becker Boeira, de 17 anos, a oficina é uma forma de aprimorar suas habilidades de trabalhar em equipe e se preparar para a carreira de militar. “Estou com muita vontade de começar a trabalhar. A lição mais importante que eu estou aprendendo aqui é a do trabalho em equipe, que vai ser útil para trabalhar no exército, pois estou melhorando a minha capacidade de diálogo”, explica.
Apoio financeiro do Criança Esperança
Além da reforma do espaço em que é realizada a oficina, o subsídio do Criança Esperança contribuiu ainda com a aquisição de todos os equipamentos, a compra de insumos para um ano e o pagamento dos educadores que ministram a oficina pelo mesmo período. Com isso, o subsídio fornecido pela iniciativa foi de R$124 mil.
Criado em 1986, o Criança Esperança é uma ação da Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para ser contemplado pela iniciativa, é possível inscrever os projetos online pelo site da emissora.
LEIA TAMBÉM