SÃO LEOPOLDO
Obras param e Rua Independência deve ter trânsito liberado até o dia 6 de janeiro
Revitalização deve parar pelas próximas duas semanas, para facilitar circulação no período de fim de ano; na tarde desta sexta, bloqueio causou tranqueira no trânsito
Última atualização: 20/12/2024 17:44
A partir deste sábado (21), o trânsito de veículos deve ficar liberado em toda a Rua Independência, a Rua Grande, desde a esquina com a Avenida Dom João Becker até a Avenida João Corrêa, no Centro de São Leopoldo.
A informação veio durante o ato de entrega das primeiras quadras revitalizadas, no fim da manhã desta sexta-feira (20). Conforme o engenheiro da Secretaria de Obras e Viação (Semov), Paulo Kumer, equipes ainda devem fazer alguns acabamentos, mas a partir do sábado, a liberação ocorrerá de ponta a ponta da rua, a fim de facilitar o fluxo de veículos nesta época, de grande movimentação no comércio. “Até dia 6 de janeiro, quando as empresas retornam”, afirmou, destacando que todas as quadras têm condições de trânsito.
LEIA MAIS: Cozinhas solidárias recebem 482 kits de alimentos do Governo Federal
Cobrança de estacionamento
Desde a quarta-feira (18), depois de finalizada a concretagem da pista na oitava quadra, entre a Rua São Caetano e a Avenida João Corrêa, os veículos já podiam transitar pelo trecho. Agora, todas as quadras terão acesso.
Segundo a Superintendência de Comunicação da prefeitura leopoldense, a cobrança de estacionamento rotativo pela Rek Parking, está ocorrendo em quatro quadras da Independência: na chamada quadra zero, defronte à Câmara de Vereadores, e nas quadras 1, 2 e 3 – ou seja, entre a Avenida Dom João Becker e a Rua João Neves da Fontoura. As demais, da quarta à oitava quadra, não terão cobrança de estacionamento.
Bloqueio causou descontentamento
No início da tarde desta sexta-feira, porém, o trânsito na esquina da Rua João Neves da Fontoura com a Rua Independência foi bloqueado para trabalhos na quarta quadra da Rua Grande. No local, uma empresa fazia a retirada de materiais que estavam na rua. Entretanto, o bloqueio provocou lentidão no trânsito e houve reclamações.
“Hoje é dia 20, as pessoas recebem o 13º salário e muitos vêm pro Centro. Mas daí fecharam uma parte e não tem como passar. Os lojistas já sofreram tanto com enchente, aí agora perto do Natal que poderiam se recuperar, o trânsito foi fechado”, disse um comerciante.
VEJA TAMBÉM: Prefeitura cede chalé do Ginásio Municipal ao Conselho Municipal de Direitos da Mulher
A consumidora Milena Silva também explanou descontentamento com a situação. “Eu vim fazer umas compras, mas estão bloqueando as ruas, em pleno dia 20 de dezembro. A gente tem que estacionar bem longe e vir a pé. Coitados dos lojistas”.
Por volta das 15h, o lado direito da rua foi liberado para que os veículos transitassem, enquanto as equipes trabalhavam no lado esquerdo.