CENTRO DE SÃO LEOPOLDO
Obras de revitalização já chegam à sétima quadra da Rua Independência
Serviços avançam e há previsão também para a entrega da quarta quadra; confira
Última atualização: 05/11/2024 09:18
A obra de revitalização e modernização da Rua Independência, conhecida como Rua Grande, no Centro de São Leopoldo, já chegou à sétima quadra. Máquinas e operários do Consórcio São Leopoldo já atuam no trecho, entre as ruas Lindolfo Collor e São Caetano, desde a última semana.
Atualmente, eles executam serviços na rede pluvial, com tubos de concreto de 800 milímetros (mm), e a rede de esgoto cloacal. O Consórcio também realizou a ligação da rede pluvial à galeria da Rua Lindolfo Collor com a Rua Marquês do Herval.
LEIA MAIS: Obras na Rua Independência completam um ano; confira qual a estimativa de conclusão
Hoje, três quadras da Independência estão com obras estruturais concluídas. Na última semana, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, acompanhou o andamento da revitalização, percorrendo as sete quadras da Rua Grande, partindo da Praça do Imigrante, que também está recebendo serviços.
Dezembro
“Até dezembro queremos deixar a infraestrutura de quatro quadras praticamente prontas. Ainda faltam algumas questões como os totens de água quente e fria, carregadores de celular, por exemplo, que são mais da parte técnica e tecnológica. Também teremos câmeras de segurança de alta qualidade”, afirmou o prefeito. “A Independência é o coração e a alma da cidade”, completou Vanazzi.
“Caminhar na Independência com essas mudanças já feitas, é muito importante e significativo”, disse o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor. “É uma transformação enorme. O que ainda está por vir é que vai impactar ainda mais, como a retirada dos postes e a rede subterrânea de energia e da rede de lógica (telefonia e internet)”, avaliou Spolaor.
VEJA: Vazamento de gás causa mau cheiro em trecho da Rua Independência
Vistoria da RGE é aguardada
De acordo com a Superintendência da Comunicação da Prefeitura (Scom) leopoldense, a prefeitura aguarda a vistoria da concessionária de energia RGE para dar início ao período de testes da rede subterrânea de energia elétrica nas duas primeiras quadras da Rua Grande.
Assim que autorizada, a rede será energizada e passará por testes durante 30 dias. “A intenção era retirar os postes e a fiação da rede aérea depois de concluída toda a rede subterrânea nas oito quadras mais a quadra da Câmara de Vereadores, porém, o processo terá início nas primeiras quadras até dezembro”, projeta o texto enviado.
Quarta quadra deve ser entregue até dia 15
A Scom também confirmou que a entrega e liberação da quarta quadra da Independência deve ocorrer no dia 15 de novembro. “Se o tempo ajudar e não houver contratempos por se tratar de obra de engenharia”, ponderou a Scom, em nota.
No trecho, trabalhadores estão fazendo a colocação de paralelepípedos na via e da calçada do lado esquerdo da Rua Grande, entre as ruas João Neves da Fontoura e Presidente Roosevelt. No lado direito, cerca de 90% dos paralelepípedos já foi assentado, assim como a calçada, feita com pedras de basalto.
ACESSE: Famílias que tiveram o Auxílio Reconstrução negado podem entrar com recurso; entenda
Outras duas confirmações repassadas pela Scom é de que os trabalhos na oitava quadra da Rua Independência devem iniciar em dezembro, e no mesmo mês, o trânsito deve ser liberado nas ruas Presidente Roosevelt e Lindolfo Collor na esquina com a Rua Grande.
A obra nas outras quadras
Quinta quadra
Conforme a prefeitura leopoldense, a quadra entre as Ruas Presidente Roosevelt e Conceição está com as obras da rede pluvial e do esgoto cloacal, mais as tubulações da rede subterrânea de elétrica, telefonia e internet finalizadas. O Consórcio começou a construção da pista de rolamento e da calha coletora da rede pluvial no centro da via pública. Também está sendo realizada a travessia da tubulação das redes de elétrica e lógica no entroncamento da via pública.
CONFIRA: Artista usa lama do Rio dos Sinos para retratar vítimas da enchente em São Leopoldo
Sexta quadra
Na sexta quadra da Rua Grande, entre as ruas Conceição e Lindolfo Collor, as equipes terminaram as redes do pluvial e do esgoto cloacal e trabalham agora na instalação das caixas coletoras de ambos os sistemas, ligando-as aos prédios comerciais e residenciais. Também já foi iniciado o lançamento dos dutos da rede de energia e lógica.