abc+

SÃO LEOPOLDO

Obra de revitalização da Rua Independência chega a 75% de conclusão

Na sexta-feira (20), prefeitura fez ato de entrega oficial das primeiras quadras; trabalhos retornam no trecho a partir de 6 de janeiro

Priscila Carvalho
Publicado em: 23/12/2024 às 11h:27 Última atualização: 23/12/2024 às 11h:28
Publicidade

Após um ano e dois meses de obras, a revitalização da Rua Independência chegou a 75% de conclusão, segundo estimou a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) durante ato de entrega das primeiras quadras da via, conhecida como Rua Grande, no Centro de São Leopoldo, na sexta-feira (20).

Placa foi descerrada na entrega das primeiras quadras da Rua Independência, na sexta-feira (20)



Placa foi descerrada na entrega das primeiras quadras da Rua Independência, na sexta-feira (20)

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

“Nós estamos dentro do cronograma. Fizemos a revitalização da Praça do Imigrante junto e, se tirarmos os 3 meses que a gente ficou parado ou prejudicado com o andamento do serviço (por conta da enchente), está dentro do cronograma. Hoje nós já estamos com uma execução de 75% da obra”, destacou o engenheiro da Semov, Paulo Kumer, lembrando que foi concluída a revitalização nas quadras zero (da Praça do Imigrante), um e dois – onde já foram retirados também os cabos e postes de energia e colocados novas estruturas de iluminação.

As quadras três e quatro também estão com as obras estruturais concluídas, faltando apenas a passagem da rede de energia atual para subterrânea e, então, a retirada dos postes.

LEIA TAMBÉM: Vanazzi faz balanço dos 8 anos de governo e apresenta situação da prefeitura leopoldense

Primeiro semestre

A prefeitura leopoldense divulgou que a finalização da obra está prevista para março de 2025. Kumer, porém, é mais cauteloso, e entende que a revitalização estará concluída ainda no primeiro semestre de 2025. “Tudo vai depender também da nova administração. Acho que até maio é possível concluir”.

O engenheiro também explicou que o investimento total da obra sofreu mudanças. “Aproximadamente R$ 60 milhões, pois teve o acréscimo da praça, teve outras interferências que a gente encontrou que tivemos que adaptar, fazer as modificações”.

Próxima retirada de postes deve ocorrer em fevereiro

O engenheiro eletricista da Semov, Frederico Petry, que acompanha a substituição da rede de energia atual pela subterrânea, confirmou que não foram constatados problemas na passagem de um sistema para o outro, feito pela RGE.

Ele também informou que o próximo bloco a ser trabalhado é o trecho entre as ruas Osvaldo Aranha e Presidente Roosevelt, portanto mais duas quadras. “Onde a instalação das redes de energia subterrâneas já estão quase prontas e se pretende, pelo cronograma, energizar elas após a vistoria da RGE, prevista para o fim de janeiro”, após energizar a rede, passa a contar o prazo de 30 dias para testes. “Se espera até o final de fevereiro realizar essa etapa de retirar os postes das duas próximas quadras”.

FIQUE POR DENTRO: Confira quantos bilhões a União vai liberar para obras de prevenção às cheias até o último dia de 2024

“Momento histórico”, diz Vanazzi

O evento de entrega das primeiras quadras contou com a presença do prefeito, Ary Vanazzi, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades e do comércio leopoldense, além de integrantes das empresas que compõem o Consórcio São Leopoldo – Pavicon, Construsinos e Mercúrio –, responsável pela execução da obra.

“Essa é a primeira rua de São Leopoldo, a história e a economia circulou por aqui”, lembrou Vanazzi.

“Esse é um momento histórico que tenho a honra de estar presenciando enquanto prefeito, parabenizo toda a comunidade leopoldense que irá receber uma Rua Independência moderna, mas que não esquece suas raízes e mantém sua tradição”, acrescentou. “A conclusão desta obra terá um impacto extremamente positivo, do ponto de vista econômico, histórico e cultural da cidade e a população colherá todos os frutos dela”, concluiu o prefeito, afirmando que a rua agora tomou “outra dimensão”.

SAIBA MAIS: Encontrado corpo de adolescente que havia sumido no Sinos ao fugir de abordagem da Guarda

Placa e caminhada pela rua

Na solenidade, também foi inaugurada uma placa que leva os nomes de agentes que participaram da obra. Estão nomeados na placa: o prefeito Ary Vanazzi, o secretário geral de governo (SGG), Nelson Spolaor, o secretário de obras e viação (Semov), Geraldo Passos, os engenheiros, Paulo Roberto Kumer, Rogério Inácio Daudt, Frederico Ruschel Petry e o arquiteto Micael Canales de Oliveira, além das empresas Pavicon, Construsinos e Mercúrio.

“Queria agradecer aos técnicos que elaboraram o projeto, que sempre ficam nos bastidores, mas sem eles não seria possível a realização desta obra, e também a todos os empresários desta rua tão importante para o município”, agradeceu o prefeito.

Após a cerimônia, Vanazzi e os demais presentes caminharam por toda a extensão da obra da Rua Grande, entre as avenidas Dom João Becker e João Corrêa. No percurso, foi possível visualizar o Ice-Hot, novo dispositivo que funciona como uma espécie de bebedouro com água quente e gelada para a população usufruir gratuitamente. O aparelho fica em frente ao Banco do Brasil próximo ao cruzamento entre a Rua Independência e Osvaldo Aranha.



Trânsito liberado até o dia 6 de janeiro

Desde sábado (21), o trânsito de veículos está liberado em toda a Rua Independência, desde a esquina com a Avenida Dom João Becker até a Avenida João Corrêa. A liberação ocorre de ponta a ponta da rua, a fim de facilitar o fluxo de veículos nesta época, de grande movimentação no comércio. “Até dia 6 de janeiro, quando as empresas retornam”, afirmou o engenheiro Paulo Kumer, confirmando que todas as quadras têm condições de trânsito.

Cobrança de estacionamento

Segundo a Superintendência de Comunicação da prefeitura leopoldense, a cobrança de estacionamento rotativo pela Rek Parking, está ocorrendo em quatro quadras da Independência: na chamada quadra zero, defronte à Câmara de Vereadores, e nas quadras 1, 2 e 3 – ou seja, entre a Avenida Dom João Becker e a Rua João Neves da Fontoura. As demais, da quarta à oitava quadra, não terão cobrança de estacionamento.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade