SÃO LEOPOLDO
O que muda na Rua Independência com a obra de revitalização que começa nos próximos dias
Prefeito Ary Vanazzi assinou ordem de início dos trabalhos, que tem investimento estimado em R$ 50 milhões
Última atualização: 18/10/2023 21:17
Inspirada na Serra gaúcha, a revitalização da principal via do Centro de São Leopoldo - que teve a ordem de início para começar a obra assinada nesta quarta-feira pelo prefeito Ary Vanazzi - tem como objetivo modernizar a Rua Independência, que atualmente é o fervo do comércio no município.
Entre as mudanças previstas na via estão: calçadas com sinalização tátil, para ampliar a acessibilidade e a inclusão social; nova rede de drenagem e esgoto (PEAD); redes elétricas, de telefone e internet subterrâneas; novo sistema de iluminação pública mais moderno, com transformadores nas laterais.
Para melhorar a segurança e a mobilidade, haverá vias compartilhadas com três faixas de travessia de pedestres em cada quadra, câmeras de segurança de alta definição e totens informativos.
Por fim, a revitalização da Rua Independência ainda prevê a instalação de lixeiras de coleta seletiva, bicicletários e estações com água gelada, quente e para animais de estimação.
Caráter histórico e modernização
O secretário de Obras e Viação, Geraldo Passos, comentou sobre o planejamento e articulação empenhados para que a ação se tornasse realidade. "Esse projeto não é só do governo, mas de toda a sociedade que discutiu o jogo. Nos reuníamos toda semana para elaborar todo o projeto."
O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais e coordenador do Comitê do Bicentenário, Marcel Frison, salientou a relevância do projeto de revitalização.
"Essa obra é a síntese do que a gente quer para os 200 anos da nossa cidade com a valorização do caráter histórico e a modernização da infraestrutura."
Conclusão até julho de 2025
Há muito aguardada pelos moradores e comerciantes locais, a Rua Independência começa a ser revitalizada em até cinco dias úteis, dependendo das condições climáticas. Inicialmente prevista para janeiro, a assinatura da ordem de execução das obras foi ontem (11). A conclusão estimada é até o final de 2024 ou julho de 2025, com um orçamento estimado de R$ 50 milhões.
A reforma será realizada por um Consórcio composto pelas empresas Construsinos, Mercúrio e Pavicon. A metodologia será quadra por quadra, iniciando na esquina com a Avenida Dom João Becker e seguindo, gradativamente, até a esquina com a Avenida João Corrêa. Para permitir a passagem de pedestres, haverá um espaço de 1,5 metro e 2 metros de calçada.
Segundo o prefeito Vanazzi, a prefeitura estipulou que, entre os dias 15 e 25 de dezembro, as obras serão interrompidas para possibilitar o trânsito durante o período natalino. A medida visa atender aos comerciantes que sentiram-se preocupados com o prejuízo que poderia ser causado às vendas, uma vez que esse bloqueio poderia afastar os clientes que se deslocam de carro.