abc+

SÃO LEOPOLDO

Novo calçamento e melhorias no Parque do Trabalhador devem ficar prontos até o dia 15

Além de blocos de concreto (pavs), bocas de lobo, rede pluvial e calçada estão sendo feitos no espaço, que recebe Acampamento Farroupilha; saiba mais

Priscila Carvalho
Publicado em: 05/09/2024 às 11h:12 Última atualização: 05/09/2024 às 11h:12
Publicidade

Os frequentadores do Parque do Trabalhador, em São Leopoldo, e visitantes do acampamento farroupilha montado no espaço poderão ver uma estrutura diferente nos festejos deste ano. É que a via de entrada do local – com acesso pela Rua Vicentina Maria Fidélis, no bairro Vicentina e que leva também ao Instituto Estadual Parque do Trabalhador – está recebendo um novo calçamento, obra que deve ficar pronta até o início da Semana Farroupilha.

Blocos de concreto, chamados pavs, estão sendo colocados no acesso ao Parque do Trabalhador



Blocos de concreto, chamados pavs, estão sendo colocados no acesso ao Parque do Trabalhador

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Novo calçamento será colocado em 265 metros de estrada no acesso ao parque



Novo calçamento será colocado em 265 metros de estrada no acesso ao parque

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

A estrada está recebendo pavimentação em blocos de concreto (pavs), com recursos municipais do Programa Pavimenta São Léo, orçados em R$ 440 mil. Segundo o diretor de Obras da Secretaria de Obras e Viação (Semov), engenheiro Paulo Roberto Kumer, o projeto prevê calçamento em uma extensão de 265 metros e os serviços contemplam ainda melhorias nas bocas de lobo, rede pluvial e calçada de um lado – do outro lado, o espaço será utilizado como estacionamento. O prazo de conclusão é para 15 de setembro.

Demanda

Nesta semana, o prefeito Ary Vanazzi esteve no local e ressaltou que a obra contempla uma demanda da comunidade que frequenta o parque, principalmente, na Semana Farroupilha, e dos alunos e funcionários da escola do Parque. “Temos aqui no parque uma série de projetos em andamento, como a reforma do ginásio. Essa é uma obra extremamente necessária”.

LEIA TAMBÉM: Fechado há 4 meses, Parque Imperatriz será reaberto para visitações neste sábado

Obras no ginásio podem voltar em setembro

Já a reforma do ginásio do Parque do Trabalhador, obra que iniciou em abril e restou paralisada após a enchente de maio deste ano, podem voltar ainda neste mês de setembro. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) – pasta responsável pelo parque –, Juliano Maciel, além da necessária análise de possíveis danos causados na obra, os servidores técnicos que acompanhavam a mesma precisaram dedicar esforços às reformas dos prédios públicos atingidos, como escolas e postos de saúde atingidos pela enchente.

Em agosto, foi retomada a análise técnica da obra no ginásio esportivo e identificadas as necessárias adequações. “Considerando, ainda, a proposta de melhorias ao projeto, a retomada da obra passa agora por encaminhamento de termo aditivo que contemple todas as melhorias identificadas. Com isto, a expectativa é de que a obra seja retomada ainda em setembro, e o ginásio possa ser entregue à comunidade até o final deste ano”, ponderou. O termo aditivo tem valor estimado em R$ 200 mil.

Reforma no Ginásio do Parque do Trabalhador teve que ser paralisada durante a enchente e pode voltar ainda em setembro



Reforma no Ginásio do Parque do Trabalhador teve que ser paralisada durante a enchente e pode voltar ainda em setembro

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

“Pra nós, do acampamento, é muito bom”

Presidente da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP), João Batista Ribeiro tem acompanhado a obra e ressaltou a sua importância para os frequentadores do local. “Me criei dentro do parque. Toda Semana Farroupilha era complicado, principalmente pras prendas, pra descer do carro e atravessar a rua, porque era tudo terra e chegavam com vestido todo sujo na parte de baixo, as sapatilhas molhadas”, iniciou.

“O pavs dá uma tranquilidade pras pessoas, vai ajudar muito. Sem contar que é mais acessível para cadeirantes”, colocou. “Pra nós do acampamento, é muito bom. É um pedido antigo e veio numa hora boa. Nosso parque estava deteriorado, agora está sendo revitalizado, estão reformando o ginásio, logo terá a pista de bicicross também, concluiu Ribeiro. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade