Os moradores da Vila Paim, no bairro São Miguel, receberam oficialmente, na manhã do sábado (27), a nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Paim. A obra foi uma realização da Unisinos, por meio de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), com a Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria da Saúde.
A antiga unidade de saúde funcionou por mais de 20 anos e realizou a atenção básica com cobertura de cerca de 4 mil cidadãos no território. Com o novo prédio da UBS será possível atender cerca de 8 mil pessoas.
“A obra é fruto da lei do Programa Mais Médicos, promulgada em 2013, pela presidente Dilma Rousseff, que condiciona a abertura de cursos de medicina pelas universidades a contrapartidas aos municípios”, explicou o reitor da Unisinos, padre Sérgio Mariucci.
Unidade escola
Isso oportunizou ao Curso de Medicina da Unisinos em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo garantir obras e reformas na rede pública, e a presença de estudantes da área da saúde para atender a população, como a UBS Paim, que é uma unidade escola. A gestão da unidade será da Fundação Municipal de Saúde de São Leopoldo (FMS-SL), que já atuava na sede antiga desde setembro de 2023 e agora terá a missão de qualificar o atendimento aos usuários.
O prefeito Ary Vanazzi cobrou que as novas equipes de saúde do posto prestem um bom atendimento. “Pois quem tem contato com a população é fundamental na garantia dos direitos básicos e na universalidade dos serviços”, assegurou.
UBS atenderá até as 20h
A UBS Paim terá seu horário de atendimento ampliado, passando a atender até as 20h, de segunda a sexta-feira.
Outra novidade anunciada é que em breve as gestantes poderão agendar o pré-natal e a primeira consulta do recém-nascido por meio do WhatsApp.
“Além de ampliar e melhorar o atendimento dos serviços de saúde é preciso ter compromisso profissional. Essa unidade básica, com a participação da Secretaria da Saúde, da Fundação e da Unisinos, mostra essa direção que estamos tomando, de casa nova, equipamentos novos, equipes novas, mas também uma nova maneira de atender nosso povo, qualificando e dando mais resolutividade à rede pública de saúde”, garantiu o secretário da Saúde, Julio Dorneles.
Para a presidente da FMS-SL, Paula Suseli Silva, a entrega da obra é uma importante marca na história da comunidade. “Pois vai significar a ampliação da equipe de profissionais e consequentemente a abrangência da cobertura”.
O evento contou com a apresentação de jovens flautistas da CooperCultura.
LEIA TAMBÉM