abc+

SÃO LEOPOLDO

Nova rede de energia da Rua Independência já passa por testes nas primeiras quadras

Rede subterrânea faz parte das melhorias da revitalização que está sendo feita na Rua Grande; trecho junto a Lindolfo Collor teve trânsito liberado

Priscila Carvalho
Publicado em: 19/11/2024 às 16h:47 Última atualização: 19/11/2024 às 16h:48
Publicidade

As primeiras quadras da Rua Independência, a conhecida Rua Grande, já estão passando pelo período de teste da nova rede de energia elétrica, uma das melhorias programadas dentro da revitalização da via.

Conforme a Superintendência de Comunicação (Scom) da Prefeitura de São Leopoldo, a RGE realizou, há cerca de duas semanas, a vistoria da rede subterrânea de energia elétrica da Rua Grande, no trecho entre a Avenida Dom João Becker e a Rua Osvaldo Aranha, além da quadra da Câmara de Vereadores, a chamada quadra zero. Agora, a rede elétrica destas quadras deve passar por 30 dias de teste e será energizada de maneira assistida, com a finalidade de verificar sua autonomia.

LEIA MAIS: “Amava o trabalho”: Filha fala sobre homem que morreu ao ser atingido por estrutura em fábrica de São Leopoldo

Transformadores já foram instalados em algumas quadras



Transformadores já foram instalados em algumas quadras

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Segundo o engenheiro eletricista da Secretaria de Obras e Viação (Semov), Frederico Petry, existe a possibilidade de antecipar o prazo de operacionalização da rede elétrica. “Estamos trabalhando pra reduzir este prazo pela metade, mas ainda não há confirmação. Depois de receber o ok da RGE, iniciam-se os trabalhos de migração de carga dos clientes, ou seja, retirar o ramal que liga ao poste e interligar com a nova rede”, explica Petry.

24 km de cabos principais

Em março deste ano, o engenheiro Frederico Petry deu detalhes sobre a dimensão da obra e o funcionamento da parte elétrica da Rua Grande. A rede terá mais de 12 quilômetros (km) de tubulações em ambos os lados ao longo das oito quadras. Serão 24 km de cabos principais na rede subterrânea, mais de 100 caixas de distribuição e oito transformadores com capacidade de 300 Kilovoltampere (kVA), distribuídos nas oito quadras. Segundo a prefeitura, para a rede lógica (telefonia e internet) serão mais de 84 km de dutos, 80 caixas de distribuição e oito caixas concentradoras principais.

“As chaves de manobra e barramentos de distribuição, por exemplo, são muito diferentes das utilizadas em postes e tem custo muito mais elevado. A chave inclusive não tem fabricação nacional. Os transformadores de distribuição que normalmente ficariam nos postes agora são remanejados para a calçada das ruas transversais. São oito transformadores blindados instalados em caixas especiais chamadas de Pedestal”, afirmou Petry.

FIQUE POR DENTRO: DetranRS alerta para golpe de notificação de suspensão ou cassação de CNH

Rede aérea removida

De acordo com a prefeitura, inicialmente os postes e a rede aérea seriam retirados depois de concluída toda a parte da obra de engenharia e de rede subterrânea nas oito quadras da Rua Grande. Porém, houve mudança no cronograma e as três primeiras quadras, a partir da Câmara de Vereadores até a Osvaldo Aranha, assim que o período de teste for finalizado, terão a ligação dos ramais de energia elétrica nos prédios residenciais e comerciais interligados ao sistema subterrâneo, entrando em funcionamento. Os postes e a rede aérea serão removidos neste trecho.

Iluminação pública repensada

À Scom, Frederico Petry ponderou ainda que, como não vão mais existir postes, a iluminação pública também precisa ser repensada. “Novos postes ornamentais de ferro galvanizado vão ser instalados em um dos lados da rua a cada 20 metros. Uma rede subterrânea exclusiva vai conduzir os cabos de energia”, diz o engenheiro eletricista.

Como funciona

Baixa tensão
De acordo com a prefeitura, a tensão de fornecimento doméstica e comercial de pequeno porte (127 Volts ou 220 Volts) passa por dutos enterrados sob a calçada nos dois lados da rua. Caixas de concreto enterradas permitem a conexão dos clientes que hoje são atendidos pela rede aérea e que vão passar a receber a energia pela infraestrutura subterrânea. Não haverá nenhum custo para o consumidor.

Média Tensão
A rede de média tensão (13 mil e 800 Volts) atende edifícios e condomínios especiais que demandam mais energia. Esta rede estará enterrada em dutos posicionados do lado esquerdo ao longo de toda extensão da Independência e conta com caixas subterrâneas para distribuição. Estes clientes já tem dutos até o poste e serão conectados no subterrâneo. Não haverá nenhum custo para o consumidor.

VEJA AINDA: Esgoto invade casas em São Leopoldo; veja o que diz a Prefeitura sobre a situação

Trecho da Rua Lindolfo Collor é liberado

O Consórcio São Leopoldo finalizou os trabalhos de transposição da rede pluvial e de esgoto cloacal no cruzamento das ruas Lindolfo Collor e Independência. Na tarde desta segunda-feira (18) foi realizado o recapeamento asfáltico no entroncamento das vias públicas, liberando o trânsito de veículos que acessam no sentido Rua Marquês do Herval em direção à Rua 1º de Março. O cruzamento estava bloqueado para o trânsito de veículos desde o dia 14 de outubro.

Conforme a Prefeitura, a camada de asfalto é provisória e o Consórcio deve promover outras interferências no entroncamento a partir de janeiro de 2025, quando será necessário fazer a passagem dos dutos da rede subterrânea de energia elétrica e de telecomunicações, assim como a colocação das caixas principais de concreto destas redes na esquina das vias públicas. Outro serviço realizado pelo Consórcio foi a ligação da rede pluvial da Rua Grande e Lindolfo Collor à galeria principal na Marquês do Herval.

Retroescavadeira foi usada para apoiar poste inclinado na oitava quadra da Rua Independência, nesta segunda-feira (18)



Retroescavadeira foi usada para apoiar poste inclinado na oitava quadra da Rua Independência, nesta segunda-feira (18)

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Poste inclinado na oitava quadra

Na tarde desta segunda-feira (18), durante os trabalhos na oitava quadra da Rua Grande, um poste da rede elétrica teve uma pequena inclinação durante o processo de remoção de material próximo ao local. O que chamou a atenção de quem passava pelo local é que, como solução imediata para não ocorrer maiores riscos, as equipes utilizaram a concha de uma retroescavadeira para “segurar” o poste. A rede elétrica seguiu funcionando normalmente no trecho e, segundo a Scom, o Consórcio São Leopoldo fez o aterramento e cravou uma estaca metálica para apoiar o poste.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade