TRAGÉDIA NO RS
Nível dos Sinos reduz 3cm por hora e chega a 6,20m em São Leopoldo
Trabalho de drenagem continua sendo realizado pela Prefeitura Municipal
Última atualização: 18/05/2024 09:50
O nível do Rio dos Sinos segue reduzindo e apresenta um declínio de 3 centímetros (cm) por hora na manhã deste sábado (18) em São Leopoldo. Pelo sistema da ANA/CRPM, o nível estava em 6,20 metros (m) às 7h15. Já às 9h15, a Rede Hidrometereológica Nacional apresentava uma medição de 6,16 m. Ainda neste sábado, o tempo deve permanecer firme, com sol entre nuvens em praticamente todas as regiões do Estado, com temperaturas mínimas de 5°C a 12°C. No domingo, o tempo firme predomina em áreas da metade Oeste, enquanto na metade Leste há maior nebulosidade com chance de chuva fraca.
A Prefeitura de São Leopoldo e a Defesa Civil informam que muitos trabalhos vêm sendo desenvolvidos pelas diversas frentes de trabalho para buscar baixar as águas dos bairros mais afetados. Além da conclusão da obra emergencial nos dois locais afetados do dique, da casa de bombas da Rodoviária e do Ginásio, nesta sexta-feira (17) iniciou-se a instalação de superbombas anfíbias submersas com capacidade de sugar e jogar para o rio 3.300 litros de água por segundo, o equivalente a duas piscinas olímpicas por bomba.
Serão 6 bombas da empresa HIGRA, contratada via Prefeitura de São Leopoldo e Semae. A primeira foi instalada na tarde de sexta-feira (17) junto a bacia do bairro Campina, para além de baixar a água da região, também retomar o abastecimento de água para a Zona Norte. As próximas serão instaladas na João Correa entre os bairros São Miguel, Paim e Vicentina e na Santos Dumont/Vila Brás e Rio dos Sinos.