abc+

TEMPESTADE

Nível do Rio dos Sinos aumenta e status é de Alerta em São Leopoldo

Ritmo de elevação é de 4 centímetros por hora no município

Publicado em: 30/04/2024 às 16h:43 Última atualização: 30/04/2024 às 16h:44
Publicidade

O nível do Rio dos Sinos subiu 31 centímetros (cm) nas últimas duas horas e o status mudou de Atenção para Alerta em São Leopoldo. Segundo o boletim encaminhado pela Defesa Civil às 16h15, o nível do rio é de 4,31 metros (m), com uma elevação de quatro centímetros por hora. O órgão avisa ainda que há Alerta Severo de chuvas intensas para a região entre esta terça-feira (30) e a quinta-feira (2). 

Nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo



Nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Nas últimas 24 horas, o volume de precipitação da chuva foi de 133 milímetros (mm), sendo que a média de precipitação para o mês nos últimos 30 anos é de 143 mm. O nível considerado normal pela Defesa Civil é de 2,50 metros.

De acordo com o Plano de Contingência do município, as Ruas das Camélias e da Praia começam a ser atingidas se o nível do Rio ultrapassar os 4,50 m. Caso o nível ultrapasse os 5,10 m, a Rua Alberto Ramos, no loteamento São Geraldo, do bairro Feitoria, começa a ser atingida, e o status é alterado para Alarme. 

Instabilidade continua durante a semana

Ainda conforme o material encaminhado pela Defesa Civil, ao longo desta terça-feira, o fluxo de umidade vindo no norte do país, juntamente com uma frente fria sobre o oceano, segue favorecendo as chuvas intensas com descargas elétricas no Oeste, Missões, Campanha, Centro, Vales, RMPOA, parte da Serra, Leste, Costa Doce e Sul do Estado. Os volumes variam entre 80 e 130 mm/dia, devendo passar dos 200 mm/dia no Centro, Vales, RMPOA e Costa Doce.

O órgão informa que, na quarta-feira, 1º de maio, as chuvas seguem intensas na metade Sul, Missões, Centro, Vales, RMPOA, Serra e Litoral. A causa é o lento avanço da frente fria sobre o oceano juntamente com um canal de umidade vindo do norte do país e os acumulados ficam em torno dos 80 a 150 mm/dia, podendo passar dos 200 mm/dia no Oeste, próximo da Campanha, Centro, Vales e RMPOA. 

“Na quinta-feira (02), com o lento deslocamento de uma frente fria e o fluxo de umidade vindo do norte do país, as chuvas intensas persistem sobre as Missões, Centro, RMPOA e demais áreas da metade Norte. Os volumes variam entre 80 e 130 mm/dia, devendo passar dos 250 mm/dia no Centro, Vales, RMPOA e Serra gaúcha”, informa o órgão. “Com o avanço das instabilidades ainda há condições para temporais pontuais nas Missões, Noroeste e Norte”, finaliza.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade