O Instituto SOS Bicho Urbano, com apoio da Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa), realizará um mutirão de castração de cães e gatos atingidos pela enchente e que estão acolhidos no abrigo municipal de animais – montado junto ao prédio do antigo Big/Carrefour.
A iniciativa ocorrerá neste sábado e domingo (1° e 2) e a estimativa, segundo a prefeitura leopoldense, é castrar 200 animais, seguindo a resolução nº 1596 de 26/03/24, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que trata sobre programas de manejo populacional de cães e gatos.
Os critérios para castração serão de animais vítimas da enchente, que foram acolhidos no abrigo municipal do Big/Carrefour, cujos tutores já tenham sido identificados. O projeto de controle populacional de cães e gatos da SOS Bicho Urbano contará também com o apoio de uma equipe de profissionais voluntários da cidade de Ibitinga (SP).
A fundadora e coordenadora do instituto, Márcia Lírio, explica que será feita uma avaliação prévia dos animais a serem castrados e solicitada a autorização do tutor para a cirurgia. Os procedimentos serão realizados em uma unidade móvel adaptada e que cumpre as normativas vigentes, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais. “A assistência pós-operatória será de clínicas parceiras – assegurando os cuidados pós-cirurgia”, esclarece Márcia.
LEIA TAMBÉM