A Sexta-feira Santa (7) será na próxima semana. Data da Paixão de Cristo. E na sequência acontece a Páscoa, que será celebrada em 9 de abril. Mas a equipe do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL) decidiu proporcionar um momento extra e especial para a comunidade. Neste sábado (1º), a área voltada para a salvaguarda da memória contará com a 2ª Feirinha de Páscoa do Museu.
O objetivo é proporcionar um dia especial para os visitantes, mantendo os costumes e tradições alemãs, além de reforçar a comemoração da Páscoa na cidade. A feira contará com a participação de empreendedores do ramo da gastronomia e artesanato, além de brinquedos e atividades pensadas para o público infantil, como oficinas.
A iniciativa será realizada na sede do MHVSL, localizada na Avenida Dom João Becker. As ações vão ocorrer das 10 às 17 horas. Oportunidade também de conhecer ou rever o acervo do museu, fundado em 20 de setembro de 1959 para salvar do esquecimento, da perda e da destruição, objetos, livros, cartas, jornais e documentos que se referiam à história da imigração e colonização alemã na região que formava a então Colônia de São Leopoldo, que atualmente abrange os municípios dos vales do Sinos e Caí.
LEIA TAMBÉM
Memória da comunidade
E lembrar da história, por meio de imagens e informações é uma tradição importante da equipe do Museu. Agora na Páscoa não seria diferente. O acervo do MHVSL conta com registros de momentos da celebração da Páscoa em diferentes épocas e locais, como na Escola Visconde de São Leopoldo e no Círculo Operário Leopoldense (COL). Alías, há várias referências nas redes do museu sobre fatos históricos e curisidades. Sem contar com a possibilidade de consulta on-line em dois acervos raros, que foram digitalizados: 6.185 documentos, gerando um total de 8.988 imagens pertencentes ao Arquivo Público Colônia de São Leopoldo e 8.000 exemplares do jornal Deutsche Post, gerando um total de 24.076 arquivos e 48.152 páginas.