PÓS-ENCHENTES
Moradores de São Leopoldo começam receber Auxílio Reconstrução nessa quinta-feira
Caixa faz mutirão para atendimentos referentes ao Auxílio Reconstrução; Ação continua na sexta (7)
Última atualização: 06/06/2024 19:00
Cerca de 500 leopoldenses foram atendidos na antiga sede da Prefeitura para o primeiro dia de serviços referentes ao Auxílio Reconstrução nessa quinta-feira (6). Na data, a Caixa Econômica Federal liberou o primeiro lote de pagamentos do valor de R$ 5,1 mil por casa. São 12.536 pessoas cadastradas neste primeiro lote.
Equipes da Caixa continuam, nesta sexta-feira (7), o plantão de atendimentos, das 10 às 15 horas no prédio da antiga Prefeitura (Praça Tiradentes, 119). No local, é prestado apoio para acesso ao Caixa Tem, atualização de cadastros e esclarecimento de dúvidas sobre recebimento do auxílio.
Recomeço
A auxiliar de serviços gerais Janete dos Santos, de 53 anos, mora no bairro Santos Dumont e, pela primeira vez, precisa de ajuda para dar a volta por cima. "No ano passado, a água na minha casa ficou até o joelho, então não perdi tanta coisa. Mas nesse ano foi até o teto, então eu perdi tudo."
Assim como sua mãe, a vendedora Alessandra dos Santos, 26, perdeu tudo o que tinha. "Estou aqui para ajudar a minha mãe e uma vizinha com os documentos, e aproveitar para ver se consigo ajuda para mim também", disse. "Vamos precisar comprar sofá, geladeira, armários... tudo", continuou.
A vendedora Ivanice Santos Costa Lopes, 42, viu sua casa ficar submersa pela primeira vez na Vila Brás e saiu na tarde de quinta com os dois filhos a tiracolo: Murilo, de 1 ano e 7 meses, e Rafaela, de 5 anos.
"Na minha casa nunca tinha vindo água. Perdi cozinha, mesa... vou tentar recuperar minha geladeira e minha máquina de lavar, senão vou ter que comprar tudo de novo", relatou. "Também vou ter que pintar a casa de novo porque o cheiro lá é insuportável, não dá pra ficar lá com as crianças, por isso estou morando de favor com meu marido e meus filhos na casa de uns amigos."
Passo a passo para obter o auxílio
1 - Cadastro municipal:
Cadastro no formulário digital da Prefeitura Municipal de São Leopoldo: https://www.ajudatche.com/cadastrar
2 - Conferir dados:
Clique em "sou cidadão" e faça login em sua conta do Gov, no site do governo federal: https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao.
• Caso conste como "CPF não cadastrado", basta aguardar o envio dos dados que está sendo realizado em lotes pela prefeitura e conferir novamente.
• Se aparecer a mensagem "em análise", basta aguardar um dia útil e conferir novamente.
3 - Pagamento:
Caso a vítima já possua Cadastro Único (CadÚnico) ou conta na Caixa, o pagamento será feito direto na conta existente. No entanto, se o usuário não tiver conta, não é necessário fazer uma: a Caixa se encarrega de criar uma conta poupança social e o valor pode ser acessado mediante o app Caixa Tem ou saque nos caixas eletrônicos e agências.