Uma família de aproximadamente oito pessoas, moradora do bairro Vicentina, de São Leopoldo, está acampada em uma calçada próxima à BR-116 desde o início da tarde do sábado (4). Com a casa tomada pela água, a dona de casa Sandra Bardo da Costa, de 53 anos, explicou que a medida foi tomada devido à preocupação com seu irmão autista, que poderia ter crises devido ao número de pessoas nos abrigos, e com os animais de estimação.
“A gente optou por ficar aqui, temos nosso carro. Chamaram a gente para um abrigo, mas muitos não aceitam nossos cachorrinhos e não queremos abandonar. Nenhum vizinho aqui quer abrigar a gente porque eles estão sem água, mas não podemos reclamar porque tem um abrigo ali que oferece banho, os moradores trazem roupas, comida…”, relata Sandra. “Além disso, meu irmão tem autismo e só está calmo aqui com a gente”, completa.
Apesar de ter relatado já ter visto três carros serem roubados, a dona de casa afirma que se sente segura no local. “Aqui todo mundo se conhece”, garante. Além do irmão com autismo, a família também se divide para cuidar de dois cachorros e um bebê de 1 ano e 8 meses. “Minha esperança é ver os acessos serem liberados e poder ir a Novo Hamburgo, onde temos um local para nos abrigar”, finaliza a dona de casa.
LEIA TAMBÉM