O Santuário Sagrado Coração de Jesus, onde está localizado o túmulo de Padre Reus, em São Leopoldo, inicia uma nova atividade neste fim de semana, especialmente voltada às crianças. A partir deste sábado (12), Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, o local realiza a Missa com Crianças, dentro da celebração oferecida às 16h30.
Conforme o reitor do santuário, padre Raimundo Nonato Resende, que também presidirá a celebração, missa contará com uma ação especial durante a homilia, com uma apresentação lúdica, com o auxílio de um teatro de fantoches, no qual a dramatização infantil tem conteúdo especialmente aplicado ao estímulo do conhecimento da fé e de atitudes muito importantes para o desenvolvimento da pessoa humana.
“Na hora da homilia, invés do padre fazer a homilia, terá uma historinha sempre ligada com o tema ou com o evangelho do dia. A gente prepara a história com base no evangelho, repassamos pra eles (os voluntários participantes) e treinamos. É bem interativo”, colocou o padre, destacando que os personagens sempre estarão interagindo com as crianças, além do momento contar com músicas e coreografias. “No final, eu faço um apanhado e aí vou interagir com as crianças e com os bonecos”.
ACESSE: Zoo terá atividades especiais pelo Dia das Crianças neste fim de semana; confira
Voluntários
A ação é apoiada com uma equipe de 15 adultos, seis adolescentes e cinco crianças, membros voluntários que colaboram com o planejamento, a execução e o apoio musical. Os fantoches possuem nomes de santos católicos (Inacinho, Ritinha, Bené, Cidinha etc.). “No caso deste sábado, eu fiz uma pequena síntese da história de Nossa Senhora Aparecida. E aí, os bonecos que vão atuar serão três: o Inacinho, o vovô, e a Ritinha, que é irmã do Inacinho”.
Uma catequese fora do estilo acadêmico
A iniciativa foi realizada durante cinco anos na Paróquia Cristo Rei, em Fortaleza (CE), quando padre Resende atuou como pároco. Ele ressalta o objetivo de trazer a atividade para o santuário. “A nossa expectativa é a melhor possível. Porque a ideia básica é exatamente essa: é uma ajuda que o santuário está dando, especialmente às famílias de São Leopoldo, para ajudar a evangelizar as crianças, a dar uma catequese, fora do estilo, digamos assim, acadêmico. E, dentro da missa. Porque não existe, como a própria igreja ensina, uma melhor catequese se não na missa. Porém, se a missa não for entendida, compreendida, fica só como preceito”.
No momento da Missa com Crianças, os pequenos serão protagonistas da ação, estando no altar junto com padre Resende, participando das leituras e outras atividades.
CONFIRA: Ospa faz concerto pelo Bicentenário da Imigração nesta semana; saiba detalhes
Boneco em referência a Padre Reus
Para o teatro de fantoches, é utilizado um cenário representando uma casinha, além dos bonecos, que foram feitos no Ceará. Entre eles, há um personagem que representa um anjinho – que deve ficar todo tempo na missa, ajudando a responder quando solicitado – e outro em referência a Padre Reus.
“Aqui (em São Leopoldo) eu acrescentei essas duas figuras: o anjinho e Padre Reus. O Padre Reus vai entrar em alguns momentos específicos ao longo do ano. Não só pela tradição, mas pouco a pouco a gente vai encaixar Padre Reus, exatamente para as crianças irem conhecendo a figura dele e criando esse amor, essa devoção”, ressaltou padre Resende.
A Missa com Crianças começa neste sábado (12) e deve seguir sempre nas tardes do segundo sábado de cada mês, às 16h30.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags