O Ministério da Saúde lançou um novo edital do Programa Mais Médicos e São Leopoldo será beneficiada com 23 vagas: 15 para ampla concorrência, cinco para grupos étnico-raciais e três para pessoas com deficiências (PCD). Ao todo, o Governo Federal disponibilizou 3.184 vagas para todo o Brasil.
As inscrições começaram nesta terça-feira (2), e seguem até o sábado, dia 6. Para o secretário municipal de Saúde, Julio Dorneles, o Mais Médicos ajudará a qualificar a saúde pública no município. “Além de alocar mais profissionais expandindo a cobertura, traz muita qualidade, uma vez que os profissionais do programa trabalham na modalidade de Estratégia de Saúde da Família que preconiza uma assistência resolutiva”, destacou.
“Esses médicos realizam uma especialização focada na Medicina de Família, garantindo ainda mais qualidade, resolutividade no atendimento à população, o que nossa gestão busca incansavelmente”, finalizou.
Requisitos para participar da seleção
– Médicos formados em universidades brasileiras ou com diplomas revalidados no Brasil, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM)
– Médicos brasileiros com habilitação para exercer a profissão no exterior
No caso dos médicos estrangeiros, o Ministério da Saúde exige que o profissional tenha conhecimento em língua portuguesa, além das regras de organização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o edital, todos os candidatos devem estar com a situação regular na esfera criminal da Justiça nos últimos seis meses. No caso dos médicos brasileiros, também é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral. Ainda conforme o documento, os profissionais selecionados deverão receber uma bolsa-formação de R$ 14.058,00, que poderá ser paga pelo prazo máximo de 48 meses, prorrogáveis por igual período.
LEIA TAMBÉM