abc+

NA FEIRA DO LIVRO

Memórias de São Leopoldo de outras épocas são destaque em novo livro

Sessão de autógrafo com os autores Paulo Prestes e Beatriz Plentz ocorre nesta sexta-feira (29), às 18 horas

Priscila Carvalho
Publicado em: 28/09/2023 às 11h:25 Última atualização: 18/10/2023 às 20h:16
Publicidade

A programação da Feira do Livro leopoldense segue até domingo (1º), com diversas apresentações culturais, sessões de autógrafos, venda de livros, entre outros.

Paulo Prestes e Beatriz Plentz são os autores da obra



Paulo Prestes e Beatriz Plentz são os autores da obra

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (29), um dos destaques é a sessão de autógrafos do livro “São Leopoldo nos anos 1940, 1950 e 1960: A cidade e o rio nas graciosas memórias infanto-juvenis de Beatriz Plentz”, dos autores Beatriz Plentz e Paulo Prestes. Lançado em julho, a obra, como o próprio título revela, é um livro de memórias, que resgata pontos da história da imigração alemã, em especial, vinculados às famílias Daudt, Linck, Plentz e Thiesen.

“Ao longo do texto, recupero as próprias memórias, nas quais estão presentes as paisagens da cidade e do Rio dos Sinos, além de aspectos culturais dos espaços familiares, das escolas, da Rua Grande e dos clubes sociais da São Leopoldo dos anos 1940, 1950 e 1960”, colocou Beatriz. O ambiente geográfico também é destacado, pois, naqueles períodos, a residência de Beatriz situava-se à margem do Sinos, de modo que o rio teve grande importância para ela e sua família.

Fatos históricos

Paulo Prestes contextualiza o período, citando fatos históricos. Ele agrega ao texto pontos da história da imigração alemã no País, destacando as dificuldades iniciais dos imigrantes e as suas contribuições econômicas e culturais na formação da cidade de São Leopoldo e da região do Vale do Rio dos Sinos. Em especial, Prestes ressalta pontos relacionados aos familiares ascendentes de Beatriz, além de outros pontos relacionados à formação da identidade étnica teuto-brasileira. E contextualiza historicamente os períodos dos anos 1940, 1950 e 1960, nos quais Beatriz viveu a infância e a adolescência, resgatando pontos da história de São Leopoldo e os principais acontecimentos históricos daqueles períodos no estado e no País.

Hoje, entre outros convidados, Paulo Prestes também participa da 1ª Roda de Conversa e de Memória – 150 anos da ferrovia gaúcha, no Espaço Literário.

Onde adquirir

O livro “São Leopoldo nos anos 1940, 1950 e 1960: A cidade e o rio nas graciosas memórias infanto-juvenis de Beatriz Plentz” contém 197 páginas e é ilustrado com inúmeras fotos do acervo familiar de Beatriz. A sessão de autógrafos da obra está marcada para as 18h desta sexta-feira. Ele pode ser adquirido diretamente na banca da Glingy, na feira, ou na Tabacaria Central, no Centro de São Leopoldo.

Aquisições também podem ser feitas com os autores, pelo (51) 99116-9776 (Paulo Prestes).

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade