A elevação do Aeroclube de Novo Hamburgo a Aeroporto Regional Pedro Adams Neto fez muita gente, com boa dose de saudosismo, perguntar: e o que houve com o Aeroclube de São Leopoldo?
Pois já se vão mais de duas décadas desde o fechamento da pista que ficava no limite de São Leopoldo com Novo Hamburgo, em área onde estão hoje o Atacadão e conjuntos residenciais, na Rua Arnaldo Pereira da Silva, paralelo à BR-116 – se usava como referência o bairro Scharlau, mas ele era no bairro Santos Dumont (um nome, aliás, tudo a ver com o local), junto à Scharlau.
O motivo do fechamento do aeroclube leopoldense, que era o mais antigo da região (foi aberto em 1941, quase seis anos antes do aeródromo hamburguense), segundo registros históricos, foram as dificuldades de operação devido ao crescimento de construções no entorno do aeródromo, o que impossibilitava também a ampliação da pista no final dos anos 1990, na virada do século.
Após polêmicas e discussões, os comandantes do local decidiram que era preciso buscar uma solução.
CONFIRA: Museu Visconde relembra a festa do Sesquicentenário da Imigração Alemã em São Leopoldo
Mas o aeroclube leopoldense só fechou no local onde estava para se transferir com sua escola de aviação para outra cidade: Eldorado do Sul.
A mudança para Eldorado do Sul foi há duas décadas
Às margens da BR-290, no quilômetro 123, o Aeroclube de Eldorado do Sul (o site é www.aeroeldorado.com.br) segue ativo com seus sete hangares e 20 aeronaves e objetivo de formação de pilotos no seu Centro de Ensino Aeronáutico.
O local, inclusive, foi atingido severamente pela enchente – Eldorado foi bastante castigada nas inundações deste ano – mas reabriu ainda em maio para receber voos humanitários com doações para os atingidos pela catástrofe climática.
O aeroclube teve sua escola recomendada pelas Linhas Aéreas Azul. São oferecidos cursos teóricos e práticos para a formação de pilotos comerciais e privados e também para instrutores de voo e até para acrobacias aéreas.
Segundo os registros históricos, o Aeroclube de São Leopoldo foi fundado no dia 3 de abril de 1941, por Kurt Ostermeyer, Othon Blessmann, Ari Andreazza e Pedro Adams. O encerramento das operações em Sâo Leopoldo teriam ocorrido em 2002, passando a estrutura a operar a partir de 2003 em Eldorado.