PROTEÇÃO ANIMAL
MAUS-TRATOS: Animais com sarna, desnutrição e vivendo em meio a "fezes e urina" são resgatados em São Leopoldo
Mais de 20 cães e gatos foram retirados de locais insalubres desde a última semana, conforme a Sempa; tutores devem responder a processo
Última atualização: 18/10/2023 16:49
A Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa), em ação conjunta com o Grupamento de Defesa Ambiental Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal, e a Polícia Civil, resgatou 19 animais em situação de maus-tratos durante ocorrência no bairro Cohab Feitoria.
Conforme o titular da Sempa, Walter Verbist, que acompanhou a ação, no total, 18 gatos e um cachorro foram encontrados em um apartamento no bairro. "Um local totalmente insalubre para os animais, cheio de fezes, urina, um ambiente insuportável", descreveu.
Segundo Verbist, a Sempa chegou ao imóvel por meio de determinação judicial, com ordem para retirar 13 felinos do local. "Fui até lá para conhecer a situação e constatamos um ambiente insalubre para os animais. Conseguimos recolher sete animais na sexta-feira (11) e trabalhamos durante o fim de semana a fim de conseguir mais espaço para abrigar os demais", comentou.
O restante foi retirado do apartamento na terça-feira (15). "Eles estão recebendo tratamento, para depois serem castrados e, então, serem colocados em adoção", completou.
Outros três cães recolhidos
Em outras duas ocorrências na terça-feira, durante vistorias de maus-tratos, outros três cães foram recolhidos. Um deles foi encontrado com sarna em uma casa no bairro Duque de Caxias. Outros dois, um macho e uma fêmea, foram localizados com sinais de desnutrição na Ocupação Redemix, bairro Santos Dumont.
Todos os tutores localizados nos casos responderão a processo. De acordo com Verbist, no total, com as ações desta semana, a Sempa já recolheu 62 animais em situação de maus-tratos em São Leopoldo neste ano.