abc+

EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

MAIS DE 2,5 MIL PESSOAS: 12ª Motic São Léo Internacional atrai uma multidão para o ginásio

Segundo dia da mostra contou com mais de mil expositores e 2,5 mil pessoas de cidades da região

Publicado em: 04/09/2024 às 21h:00 Última atualização: 04/09/2024 às 21h:01
Publicidade

Os números da 12ª Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic São Léo Internacional) continuam superando expectativas no Ginásio Municipal Celso Morbach. Conforme o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), neste segundo dia foram 1.050 expositores e mais de 2,5 mil pessoas passando pela feira.

Organizada pela Prefeitura por meio do NTE da Secretaria Municipal de Educação, a mostra conta com 215 projetos oriundos de 88 escolas de diversos municípios da região, como São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e outras sete cidades.

Veja também: Quase 500 árvores serão retiradas do Zoo e do Horto Florestal; saiba o motivo

Além desses, há ainda estudantes do Amazonas, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, e até mesmo do Chile, que participaram de forma on-line. A coordenadora do NTE e organizadora da Motic, Lisiani Moraes da Rosa, comenta que este resultado se deu graças à dedicação do corpo docente das escolas. “Os professores de todas as escolas, não só da nossa cidade, mas de todas as redes, foram muito proativos e resilientes. A situação nos deu muito trabalho”, destaca.

Projetos

Os projetos abordam as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza, com temáticas que variam desde problemas como a enchente até a história da cidade.
Dentre as pesquisas inscritas está “Os encantos e os percursos do Bicentenário: quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai”, dos alunos Betina Gabrielli Scartezini, Esther Borges Beck e Miguel Beck Rosa, da Emef Maria Emília de Paula. Orientados pelas professoras Cleusa Felício dos Santos e Vanessa Tais da Silva Menguer, os pequenos aprenderam sobre a história e a cultura das primeiras famílias alemãs que chearam ao país.

Estudantes da Emef Maria Emília de Paula estudaram sobre a imigração alemã



Estudantes da Emef Maria Emília de Paula estudaram sobre a imigração alemã

Foto: Amanda Krohn/Especial

“Eu descobri que a minha família, a Beck, era a segunda daqueles que vieram de barco”, conta Esther. Miguel passou pela mesma experiência, mas contou sobre o nome de sua escola, inspirado na primeira prefeita mulher da cidade. “Ela também fundou o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, onde tem vários itens dos imigrantes”, explica.

Na Emef Olímpio Vianna Albrecht, as estudantes Isabela de Lemos da Silva, Júlia Godoi da Silva e Valentina Rosa Winter pesquisaram acerca do tema “Enchentes, Suas Causas e se é Possível Prevení-la”. Com a orientação das professoras Jussara Cristina Barboza, Gisele de Aguiar Pereira Pontin, elas aprenderam a importância dos cuidados que devem ser tomados para evitar catástrofes como a deste ano. “A gente não pode jogar lixo no chão, temos que cuidar do meio ambiente, senão alaga tudo”, diz Júlia.

Categorias da premiação

Todos receberão certificados de participação, além de concorrerem ao certificado de premiação, medalha, troféu e credenciamento para outras feiras científicas. A premiação é dividida entre as categorias Escolas Locais; Destaque (voto popular); Escolas Convidadas; e Ensino Médio, Técnico e Projeto Destaque (voto popular). Cada uma possui suas modalidades e as escolas credenciadas e convidadas competem juntas pelo Projeto Destaque.

Atrações do encerramento nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (5), último dia da Mostra, ocorre a visitação dos projetos das categorias Emef2, Emef3, EJA, Ensino Médio e Ensino Técnico, entre as 13h30 e 18h. Neste período, há ainda a Unidade Móvel de Vacinação. A premiação e o ato de encerramento ocorrem às 18h30. Quem não puder comparecer, pode acompanhar ao vivo através do site da Motic São Léo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade