Pessoas maiores de 18 anos já podem receber a dose da Pfizer Bivalente contra a Covid-19 em São Leopoldo. Nesta quinta-feira (27), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rio Branco registrou uma boa procura tanto pela vacina bivalente como a da gripe Influenza, que podem ser tomadas simultaneamente.
Morador do Jardim América, Flávio Jung, de 57 anos, aproveitou o início da vacinação para se proteger contra a doença. “Acredito que as doses contra a Covid-19 são uma proteção geral para mim, minha família e todo o restante da população”, comentou.
Flávio ainda informou que entende a importância das vacinas. “Tive Covid duas vezes e a minha mãe teve apenas uma, mas como já estamos vacinados tivemos apenas sintomas leves e nem quero imaginar o que seria sem. Hoje sou aposentado e gosto muito de viajar, sempre levo comigo o registro impresso das minhas vacinas que sempre estão em dia.”
Esquema
A Pfizer Bivalente é uma vacina diferente que possui cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber a dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última.
Aplicação em todos os postos
A aplicação ocorre em todas as UBSs com salas de vacina: Cohab Feitoria, Cohab Duque, Paim, Campestre, Materno Infantil, Padre Orestes, Vila Brás, Vicentina, Santa Marta, Campina, Rio Branco, Santo André, Scharlau, Trensurb, Madezatti, Imigrante, Parque Mauá, Pinheiro, Rio dos Sinos, São Cristóvão, Santos Dumont e Centro do Idoso.
O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta. A UBS Vicentina e a UBS Campina funcionam como horário ampliado até as 18h30.
O imunizante segue oferecido para pessoas com comorbidades acima de 12 anos, mediante a comprovação por receita ou laudo médico.
Vacinação Infantil
A vacinação dos 6 meses aos 12 anos de idade é aplicada nas UBSs Materno Infantil, Padre Orestes, Campina e Vicentina, de segunda a sexta.
A Pfizer Baby é aplicada em crianças a partir dos 6 meses até crianças de 4 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades e seu esquema vacinal prevê três doses: entre a primeira e a segunda deve ter um intervalo de quatro semanas; e, para a terceira dose, o intervalo será de oito semanas.
A Pfizer Pediátrica é direcionada para crianças a partir dos 5 anos. A segunda dose é aplicada com intervalo de oito semanas. A terceira, no intervalo de quatro semanas da segunda dose.
Documentos necessários:
Para receber a dose da vacina é preciso levar documento com foto e carteirinha de vacinação.
LEIA TAMBÉM