abc+

CULTURA

Livros relacionados à imigração alemã são lançados no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Saiba mais sobre as obras apresentadas no evento que aconteceu na tarde deste sábado (26)

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 26/08/2023 às 17h:41 Última atualização: 17/10/2023 às 19h:51
Publicidade

Foram lançados neste sábado (26) à tarde, no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL), três livros relacionados com a história da imigração alemã. A Editora Oikos, junto ao Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL), com apoio de Stihl e Sicredi Pioneira, promoveu a ação.


Os livros lançados são: “Os primórdios da Colônia Alemã de São Leopoldo” – reprodução fac-símile da Revista do Archivo Público do Rio Grande do Sul-1924, com relatos de João Daniel Hillebrand e outras personalidades; “Duzentos anos de imigração alemã no Brasil: flagrantes”, de Arthur Blásio Rambo; e “Imigrantes alemães em São Leopoldo (1824-1937)”, dos autores Wilhelm Wolf e Martin Dreher.

Junto ao lançamento, houve a venda dos livros e também sessão de autógrafos dos autores.

Mais informações sobre os livros e como adquiri-los podem ser enviados pelo contato de e-mail: vendas@oikoseditora.com.br.

Conheça as obras

  • “Os primórdios da Colônia Alemã de São Leopoldo” tem 536 páginas mais um encarte, totalizando 576 páginas. A obra é uma reprodução fac-simile da Revista do Archivo Publico do Rio Grande do Sul, datada de 1924, pelo centenário da imigração alemã. “É uma riquíssima documentação de Hillebrand e outras personalidades com fontes primárias relativas à Colônia Alemã de São Leopoldo, inclusive sobre a Real Feitoria do Linho Cânhamo, antes da vinda dos imigrantes”, disse o editor, proprietário da Editora Oikos e membro do IHSL, Erny Mügge.
  • “Duzentos anos de imigração alemã no Brasil: flagrantes” tem 428 páginas. O autor, segundo a Editora, dedicou grande parte de sua trajetória a investigações, pesquisas e reflexões com foco nos diversos aspectos da inserção dos imigrantes alemães e de seus descendentes na sociedade brasileira. “A presente obra compõe-se de artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior e de textos inéditos, produzidos nos últimos anos”, ressaltou Mügge.
  • “Imigrantes alemães em São Leopoldo (1824-1937)” tem 152 páginas. A Editora destaca que este livro contém um minucioso levantamento de mais de 4.500 sobrenomes, provenientes de 1.090 localidades dos imigrados. “O que temos neste livro (reproduzido nesta edição em fac-simile) é uma pequena amostra do que foi o afluxo plural de imigrantes para a Colônia Alemã de São Leopoldo em seus primórdios”, avaliou Mügge.
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade