SÃO LEOPOLDO
Liquidações de inverno e Dia dos Pais incrementam movimento e vendas no comércio
Lojistas investem em promoções de produtos da época e na proximidade com a data comemorativa chamar a atenção do consumidor
Última atualização: 09/08/2024 17:11
*Colaboraram: Adriana Tauchert e Priscila Carvalho
As liquidações e promoções da temporada de inverno já podem ser vistas em vários estabelecimentos do comércio leopoldense. Aliada a isso, a busca pelos presentes de Dia dos Pais também gera expectativa de boas vendas nos lojistas, que investem na época para retomar vendas depois de um período complicado em função da enchente de maio.
Em uma loja de calçados e vestuário do Centro de São Leopoldo, a proprietária Simone de Souza Campelo diz que as promoções estão incrementando bastante o momento e as vendas. Na loja, há descontos no modelo pague dois, leve três, dependendo das categorias sinalizadas. “Há também produtos selecionados de inverno em que o cliente escolhe dois produtos e paga somente um. Isso aumenta bastante a movimentação.”
Frio ajudou na corrida às lojas
A proprietária de uma loja infantil na Rua Independência, Fabiane Felles, afirma que a liquidação de inverno deste ano tem um papel importante não apenas na troca de estoque entre uma estação e outra, mas também na recuperação após as enchentes.
“A gente fica em uma quadra que foi bem atingida mesmo. Na nossa loja adulta, perdemos mais de 4 mil peças, que a gente tentou lavar, mas a água estava muito suja. A gente voltou a trabalhar bem desanimado porque não imaginou que ia dar essa virada”, relata. Segundo a comerciante, a liquidação iniciou na sexta-feira (26), já com uma fila que ia até a rua. “O frio nos ajudou bastante. O pessoal correu atrás de mercadoria, correu atrás de casaco… muita gente doou e precisava repor o guarda-roupa”, comenta.
A professora Deise Raquel de Ávila Bittencourt, 46 anos, moradora do bairro Cristo Rei, procurava roupas para o filho de nove anos e a filha de quatro. “Eu sou daquelas que aproveita a liquidação e sempre compra um tamanho maior para poder usar no ano que vem”, conta a mulher, que estava acompanhada da filha Taís de Ávila Bittencourt, 19 anos, e do neto Benício Bittencourt Koehler, de apenas 10 dias. “Como eu conheço a loja e sei os preços, sei que a liquidação é verdadeira.”
LEIA TAMBÉM: "Não há sobreviventes", diz prefeitura de Valinhos, cidade vizinha de Vinhedo, onde avião com 62 pessoas a bordo caiu
Data para retomar vendas
Outro fator importante de incremento nos negócios deve ser o Dia dos Pais. Entidades comerciais e lojistas estão apostando na data para uma retomada nas vendas. “Infelizmente, tivemos um Dia das Mães prejudicado pela catástrofe que assolou o Estado e que ainda está nos afetando, porque temos muitas sequelas no empreendedorismo, principalmente no comércio. Mas a gente acredita muito na retomada do bom movimento nesse Dia dos Pais”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Olinto Menegon.
“Não estamos projetando percentual, mas tudo que vir além do Dia das Mães, que é a nossa segunda maior data de vendas do comércio, vai trazer um pouco de alento para os nossos lojistas”, acrescentou.
Terceira peça sai de graça
Pensando nisso, é que uma loja de vestuário e calçados da Rua Independência organizou uma promoção especial para a data: levando 3 peças do setor masculino, a terceira, de menor valor, sai de graça. “Toda a rede está com a promoção de leve 3 e pague 2. Já que tivemos a questão das enchentes e a gente não teve um fluxo esperado em maio, pro Dia das Mães, tivemos 3 lojas atingidas diretamente – inclusive aqui fechou – e outras indiretamente, então, agora no Dia dos Pais a gente está trabalhando com isso”, destacou o gerente, Jonatan Trindade, comentando que o estabelecimento costuma fazer promoções semelhantes em outras datas comemorativas também.
“Mas agora é focado mesmo nos pais. Por isso, mexemos em toda a loja e levamos todo o setor masculino pra entrada da loja.”