abc+

Operação entulho

LIMPEZA: São Leopoldo amplia horários das equipes de recolhimento de resíduos

Já foram recolhidas 89 mil toneladas de resíduos na cidade até esta sexta-feira , 7 de junho. Estimativa é que sejam recolhidas cerca de 200 mil toneladas até o fim da operação

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 07/06/2024 às 21h:41 Última atualização: 07/06/2024 às 21h:42
Publicidade

Com cerca de 89 mil toneladas de entulhos já recolhidas nas ruas da cidade até esta sexta-feira (7), a Prefeitura de São Leopoldo ampliou nesta semana os horários das equipes de recolhimento de resíduos, com algumas equipes trabalhando até em três turnos. 

São Leopoldo vive um trabalho diário de recolhimento de entulhos pelas ruas dos bairros atingidos pela histórica inundação



São Leopoldo vive um trabalho diário de recolhimento de entulhos pelas ruas dos bairros atingidos pela histórica inundação

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

Este sistema começou já na quarta-feira (5) para agilizar a limpeza das ruas da cidade com o recolhimento dos resíduos extradomiciliares gerados pelos estragos da inundação histórica de maio. São móveis, roupas, restos de materiais de construção, pedaços de moradias.

Segundo a Prefeitura, as secretarias de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), de Obras e Viação (Semov), Semae e terceirizadas estão atuando em 26 setores para facilitar a logística em todos os bairros atingidos.

O trabalho vem sendo executado das 8 horas da manhã até a noite, às 20 horas, em uma força-tarefa que atua com mil trabalhadores e conta com mais de 300 máquinas e veículos para limpeza e recolhimento.

O montante de materiais em algumas ruas é tão grande que dificulta até a passagem de veículos e pedestres, por isso a agilidade no recolhimento se faz necessária para evitar “montanhas” de entulhos nas ruas, o que também pode gerar problemas de saúde pública.

Estima-se que serão recolhidos mais de 200 mil toneladas de entulhos em São Leopoldo, material resultantes da inundação de milhares de imóveis na cidade, com perdas totais para muitos. 

O secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Della Mea Lima, reforçou que todas as regiões que necessitam da força-tarefa de limpeza estão sendo atendidas simultaneamente, todos os dias. “A cidade foi dividida em 26 setores para atender todas as regiões afetadas pelas águas, de segunda a segunda-feira, entre os bairros Santos Dumont/Vila Brás, Vicentina, São Miguel, Feitoria/São Geraldo, Centro, Rio dos Sinos, Campina/Jardim Fênix e Scharlau/Vila Glória.”

Orienta-se que a população evite a circulação de pedestres e veículos nas ruas onde as equipes estão trabalhando, para garantir a segurança de todos os moradores e trabalhadores.

O objetivo é retirar o grande volume de resíduos das ruas de todos os bairros atendidos, e numa segunda etapa, realizar o restante da limpeza, como raspagem, varrição e a lavagem dos pavimentos e calçadas.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade