A ÚNICA DO RS
Jovem bailarina de São Leopoldo é selecionada para a tradicional Escola do Teatro Bolshoi
Isabela, de 10 anos, foi a única gaúcha escolhida, entre três mil inscritos, para fazer parte da renomada escola de balé russo, em Joinville
Última atualização: 29/10/2024 17:25
Dentre 3 mil inscritos de todo o País, uma jovem de São Leopoldo foi uma das 20 meninas selecionadas para fazer parte da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial do famoso Teatro Bolshoi, da Rússia, e que funciona na cidade catarinense de Joinville.
A instituição proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares, concedendo bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos. E, para ingressar no Bolshoi, uma seleção acontece todos os anos para o ingresso de novos bailarinos, apenas com jovens que tenham entre 9 e 10 anos de idade.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO
Foi nesta criteriosa seletiva que a moradora do bairro Cristo Rei, Isabela Rodrigues Moreira, de 10 anos, se destacou, tornando-se uma das escolhidas para fazer parte da escola em 2025. A Seleção Nacional ocorreu nos dias 18 e 19 de outubro, em Joinville, e os aprovados ingressam no Curso de Dança Clássica, e iniciam no 1º Ano da instituição, no início do próximo ano.
Única gaúcha
Diretora da B. Pelison Company, estúdio leopoldense que trabalha com a formação para carreira profissional de bailarinas – e da qual Isabela é aluna há quatro anos –, Bruna Pelisson explica que as meninas indicam o que desejam seguir durante seu tempo na escola de balé. “A Isabela queria a carreira na Bolshoi”, disse, lembrando que a menina vai entrar na filial catarinense da escola, onde deve ficar por 8 anos.
Bruna lembrou que a seletiva contou com uma primeira fase, onde 3 mil jovens participam, afunilando para uma segunda etapa, com 400 selecionados e, então, para a última, onde 40 são escolhidos – 20 meninos e 20 meninas. Entre as meninas, está Isabela, a “única gaúcha”, destaca Bruna. “Pra nós, foi muito emocionante, porque ano passado a Bela foi e não passou. Neste ano, aumentamos a preparação física dela e conseguimos. Estamos muito felizes, porque sabemos que é muito difícil de conquistar essa vaga”.
LEIA TAMBÉM: RAINHA DO SUL: Representantes do Vale do Sinos vencem em categorias do concurso gaúcho
Pauta passou a fazer parte do sonho da família
O pai de Isabela, Marcelo Accorsi, 50 anos, destacou que a família resolveu colocar a menina no balé com 4 anos de idade, pois ela já apresentava interesse e sensibilidade para a dança. “No começo ela participava de escolas mais “recreativas”, quando percebemos que ela estava realmente evoluindo e precisava se desenvolver, procuramos por uma escola com mais ênfase em formação de bailarina, foi quando encontramos o estúdio da Bruna”, disse. “No convívio diário com o balé, ficamos sabendo da existência da filial do Bolshoi em Joinville, de lá para cá essa pauta fez parte dos nossos sonhos”, acrescentou.
Depois da primeira tentativa, ano passado, Isabela já manifestou interesse em voltar. “Foi a primeira coisa que ela me disse: ‘tudo bem, ano que vem eu volto’”, comentou o pai.
Família vai ser mudar para Joinville
Ainda emocionada, a mãe de Isabela, Alcione Rodrigues, 43 anos, definiu como “incrível” como tudo aconteceu. “Ela começou a fazer balé e nunca mais parou. Há dois anos, começou a estudar o balé Bolshoi e se interessar, estudar muito. Começamos a ver como funciona, cuidar as datas de inscrição, porque abrem só uma vez por ano”, lembrou. “Ela estava muito confiante esse ano, estava bem empolgada”, contou sobre o dia da seletiva e a necessidade de os pais ficarem aguardando os jovens do lado de fora da sala de audições.
Mas a boa notícia veio ainda antes do esperado: o resultado que sairia somente na segunda-feira (21), saiu já no sábado (19). “A gente ficou muito emocionada, foi uma explosão, por todo tempo que esperamos, tudo que vínhamos conversando, trocando entre nós, sobre as nossas expectativas caso acontecesse. E, de repente, aquilo era verdade, estava acontecendo, a gente realmente vai pra Joinville, viver esse sonho dela”, colocou a mãe. “Sinto muito orgulho da Isabela, ela me inspira. Ela é um doce, uma menina dedicada, alegre e amiga”, elogiou Alcione, orgulhosa pela conquista da filha.
Alcione, Isabela e o irmão Lucas, de 18 anos, devem se mudar para Joinville, a fim de acompanhar a menina. As aulas no Bolshoi iniciam a partir do dia 3 de fevereiro. “Precisamos encontrar uma casa, uma escola, se adaptar, fazer a mudança. Agora estamos na expectativa de criar essa vida que vamos ter lá, e está sendo bem importante fazer essa transição de maneira tranquila, ver isso com calma, com antecedência”, ressaltou a mãe.
SAIBA MAIS: Montagem da São Leopoldo Fest altera trânsito na Avenida Dom João Becker a partir desta terça-feira
“É uma emoção muito diferente”
“Estou muito animada, porque ano passado eu não consegui passar, então estou muito feliz de ter passado. É uma emoção muito diferente”, contou Isabela, detalhando que os avaliadores analisaram quesitos como musicalidade, velocidade e força dos jovens participantes. “Eu tinha uma sensação boa, mas quando ouvi isso (que foi selecionada) não acreditei. Fiquei muito animada!”, reforçou a menina, que é aluna do 4º ano da Escola Municipal Gusmão Britto.
Aprovados são bolsistas
Na Escola do Teatro Bolshoi o curso tem duração de 8 anos e todos os aprovados são bolsistas. Além de ensino gratuito, oferecido pelos Amigos do Bolshoi, recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.