A Prefeitura de São Leopoldo e a Unisinos apresentaram, nesta segunda-feira (25), o balanço anual do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes).
Em 2017 havia 268 inserções de estudantes e , hoje, são 2.462 espalhados na atenção básica, especializada, vigilância em saúde, farmácia e demais setores.
“Sempre buscamos trazer a universidade para perto da prefeitura e levar a prefeitura para a universidade. Conseguimos isso. Em oito anos, passamos por duas tragédias: Covid e enchente. Saímos mais fortes de cada uma delas. Enfrentamos com altivez, resistimos contra o negacionismo. A universidade teve um papel importante com seus estudos, pesquisas e seus profissionais presentes na rede pública”, destacou o prefeito Ary Vanazzi.
Entre os projetos em andamento estão atendimentos on-line através do Unitelecuidado e do Zap da Saúde, o Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa (Napi) e bolsa complementar para os residentes em medicina.
COLISÃO: Motociclista morre em acidente de trânsito em São Leopoldo
O reitor da Unisinos Sérgio Mariucci, presente na apresentação, destacou que, por trás dos números, há pessoas e elogiou a parceria com o Município. “É importante a correlação profissional. Assim como o antigo reitor, padre Marcelo Aquino, que tinha apreço por essa ligação, nós mantivemos. (…) Nós ressaltamos que é importante fazer a boa política. A universidade sempre estará ao lado da cidade.”
Em São Leopoldo, o Coapes foi inicialmente pactuado em 17 de dezembro de 2018. O novo contrato, firmado em 2023, tem vigência para o período 2024-2028.
LEIA TAMBÉM