SÃO LEOPOLDO
Já está aberto o prazo para pedidos e renovação de descontos no IPTU Verde 2025; entenda
Contribuintes que adotarem e comprovarem práticas sustentáveis podem ter desconto no imposto leopoldense
Última atualização: 05/03/2024 18:02
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) informa que o período para novos pedidos e renovação visando o desconto do IPTU Verde de 2025 está aberto até 30 de maio de 2024. O desconto pode ser obtido por contribuintes que adotarem e comprovarem práticas sustentáveis, como a implantação de sistemas de captação de água da chuva, aquecimento e energia solar, construções ecologicamente sustentáveis, e a destinação de resíduos para reciclagem.
Para aqueles que solicitaram o benefício para 2024, é necessário realizar um novo pedido para o próximo ano, assegurando a continuidade do desconto. A renovação é obrigatória para manter o benefício no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Os interessados devem comparecer à sede da Semmam (Rua da Praia, 50, Rio dos Sinos), das 9h às 14h, para abrir um protocolo, devendo comprovar suas práticas sustentáveis com a documentação necessária. É essencial estar com o IPTU em dia.
De acordo com a Semmam, aqueles que renovarem e comprovarem as práticas sustentáveis receberão um acréscimo de 0,5% no desconto a cada ano, cumulativamente, podendo chegar a um máximo de 19,5% de desconto.
A secretaria também destaca que dúvidas sobre o IPTU Verde podem ser enviadas para o e-mail: observatório.clima@saoleopoldo.rs.gov.br.
Mais de 8 mil toneladas de carbono evitadas
O IPTU Verde é uma lei da Prefeitura de São Leopoldo que garante incentivos financeiros para contribuintes do IPTU que adotarem e comprovarem práticas sustentáveis que auxiliem na redução dos danos ambientais ocasionados pela intervenção humana, como: a implantação de sistemas de captação de água da chuva, aquecimento e energia solar, construções ecologicamente sustentáveis, e a destinação de resíduos para reciclagem.
Em 2023, foram realizados 663 protocolos de contribuintes para o IPTU Verde, 320 para o ciclo de 2024. Calcula-se que cerca de 8.297,41 toneladas de carbono foram evitadas com este primeiro conjunto de contribuintes.