O IPTU 2025 será enviado a partir do dia 2 de janeiro em São Leopoldo, por meio dos Correios. Os documentos oferecerão opções de pagamento em cota única ou parcelado em até 10 vezes.
A partir dessa data, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa Ambiental de Coleta de Lixo (TACL) 2025 também estarão disponíveis para acesso online no portal da Prefeitura ou no aplicativo Cidadão Online São Leopoldo. O reajuste do IPTU será de 4,98% em relação ao ano anterior, conforme as Leis 9.342/2021 e 9.920-A/2023, com a Unidade Padrão Municipal (UPM) de 2025 fixada em R$ 6,06.
Mais informações podem ser obtidas no atendimento da prefeitura de São Leopoldo pelo telefone 2200-0475 (opção 1), de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, ou presencialmente no Atendimento Fazendário, localizado na Avenida Dom João Becker, nº 754, Centro Administrativo, térreo. Dúvidas também podem ser enviadas para o e-mail: iptu@saoleopoldo.rs.gov.br.
Descontos e formas de pagamento
Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única podem obter descontos de até 22%, somando 10% de abatimento por quitação antecipada até 31 de janeiro e até 12% adicionais pelo programa Bom Pagador. Os descontos já virão aplicados no carnê.
Fique de olho: IPVA 2025: Prazo para o pagamento com desconto máximo está próximo do fim; saiba como pagar o imposto
Quem preferir parcelar poderá dividir o valor em até 10 vezes sem juros, com vencimentos de março a dezembro. A primeira parcela deve ser paga até o dia 10 de março.
Calendário de vencimentos com desconto em cota única:
• 31 de janeiro: 10% de desconto;
• 25 de fevereiro: 7% de desconto.
Calendário de vencimentos para pagamento parcelado:
• Primeira parcela: 10 de março;
• Demais parcelas: dia 10 de cada mês.
Se o vencimento ocorrer em dia não útil, o pagamento poderá ser realizado no próximo dia útil sem encargos.
Veja também: TRENSURB: Como vai funcionar a volta dos trens até a Estação Mercado
Regras do programa Bom Pagador
O programa concede descontos no valor do IPTU conforme a regularidade do contribuinte nos últimos anos:
• 12%: para quem não possui parcelas vencidas nos últimos três anos;
• 10%: para quem não possui parcelas vencidas nos últimos dois anos;
• 8%: para quem está em dia no último ano.
Os descontos do programa não se aplicam à TACL. Contribuintes com parcelamentos formalizados até 30 de junho e quites até 14 de outubro também podem ser beneficiados.
Como pagar
Os pagamentos podem ser realizados em qualquer banco ou correspondente bancário. A emissão on-line das guias, a partir do dia 2, poderá ser feita pelo site da prefeitura.
LEIA TAMBÉM