As inscrições de projetos culturais para a Semana da Sustentabilidade de São Leopoldo estão abertas até o sábado (14), sob o tema “Agindo agora. Rumo ao Bicentenário. Construindo uma São
Léo mais sustentável”. O evento ocorre entre os dias 22 e 29 e as atividades que podem ser cadastradas vão desde lives sobre os temas socioambientais a visitas em escolas e universidades. Qualquer um pode participar, seja pessoa física, jurídica, secretarias municipais, escolas ou instituições de ensino, cooperativas ou Organizações não Governamentais (ONGs).
Os assuntos a serem abordados são: Lixo Zero (consumo, separação e descarte), Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), economia solidária, cooperativismo, empreendedorismo sustentável e diversos outros. Para ajudar a inspirar a criação dos projetos, o comitê desenvolveu o Manual do Voluntário, com diversas sugestões de atividades para serem feitas para cada tema.
As atividades que podem ser cadastradas são as seguintes:
- Ecofeira de produtos sustentáveis
- Lives sobre os temas
- Feiras de Orgânicos
- Seminário de negócios sustentáveis
- Visitas aos Parques
- Intervenções urbanas
- Realização de trabalhos artísticos
- Saraus
- Apresentações de teatro
- Exposições
- Palestras, Rodas de Conversa
- Seminários
- Formações e Treinamentos
- Oficina de compostagem
- Ponto de Entrega Voluntário
- Visita em Escolas/ Universidades
- Visita em Cooperativas de Triagem de Resíduos
- Plantações de mudas de árvore
- Implementação de limpeza do rio
- Implementação de limpeza de praças
- Construção de composteiras
- Hortas comunitárias
Como se inscrever
Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário online. Após o envio, a equipe de organização entratá em contato até o dia 18 para confirmar o cadastro e passar as informações necessárias. É possível inscrever mais de uma atividade. Para isso, é preciso realizar um cadastro separado para cada uma, preenchendo o formulário novamente. Cada ação selecionada terá direito a uma camiseta e um kit de voluntário.
Nesta edição, há ainda a possibilidade de ajuda de custo para algumas oficinas, palestras, intervenções e atividades artísticas abertas ao público. A seleção de atividades que será beneficiada pelo auxílio será feita por um comitê avaliador.
No total, serão escolhidas 10 oficinas ou palestras, 2 atividades de teatro, dança ou intervenção cultural e duas de músicos ou banda. No primeiro caso, o recurso será de R$200 reais. Já nas outras duas categorias, o valor concedido será de R$600.
LEIA TAMBÉM