abc+

Arroio Kruze

Inicia a instalação de passarela para pedestres no Arroio Kruze

Estrutura facilitará a circulação dos moradores do bairro Santo André

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 01/09/2023 às 20h:40 Última atualização: 18/10/2023 às 18h:09
Publicidade

A instalação da nova passarela para pedestres no Arroio Kruze iniciou nesta sexta-feira (1). A obra visa atender os moradores da região que ficaram com a mobilidade urbana prejudicada após a queda da ponte no ciclone que atingiu São Leopoldo em junho deste ano. Com a passarela, será possível que pedestres voltem a transitar entre os bairros Santo André e Rio Branco. 

Com a estrutura, os pedestres poderão voltar a circular entre os bairros Santo André e Rio Branco



Com a estrutura, os pedestres poderão voltar a circular entre os bairros Santo André e Rio Branco

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

Após realizar a concretagem e fundação no local, e a construção da estrutura metálica na sede da empresa, a estrutura foi colocada sob a base de concreto preparada junto as margens do rio. A passarela tem 12 metros de comprimento e 1,5 metros de largura. A finalização dos trabalhos para os próximos dias vão garantir a acessibilidade com a instalação de rampa e calçamento no entorno das cabeceiras.

Pedestres poderão circular novamente entre os bairros Santo André e Rio Branco

O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor falou sobre a importância da passarela para os moradores. “Ela vai permitir que as crianças que estudam possam passar para o outro lado e também quem necessita de atendimento na área da saúde”, afirmou Spolaor. “Colocamos ela mais alta para ter segurança no volume de água e vamos fazer também uma rampa de acessibilidade e um caminho de bloqueto para trazer mais tranquilidade para a comunidade”, acrescentou.

O secretário Municipal de Obras e Viação, Geraldo Ferreira dos Passos, explicou como funcionará o decorrer da obra. “Colocamos a estrutura de ferro e os blocos e agora vamos fazer as rampas de acessibilidade e um calçamento para que as pessoas não desçam diretamente no chão”, descreveu. “Vai demorar alguns dias somente para os ajustes e acabamentos, mas a base principal já está colocada”, continuou. 

Ivo José, seu Zé como é conhecido, mora no bairro há 25 anos e contou qual é a sensação de ver a obra sendo executada. “O pessoal não tinha como atravessar, tem uma escola aqui perto, os moradores quando iam levar as crianças tinham que fazer uma volta grande, agora vai ser bem melhor, é bom ver que tudo está se encaminhando”, disse.

Município aguarda liberação dos recursos para reconstruir a ponte

Nelson Spolaor garantiu que a reconstrução da ponte está sendo encaminhada o mais rápido possível. “Tão logo os recursos da ponte sejam liberados, estaremos aqui com o prefeito Vanazzi informando a comunidade e iniciando o reestabelecimento da ponte”, destacou. O plano de trabalho para a obra foi aprovado pelo Governo do RS no dia 23 de agosto. Desde então, o município aguarda o recebimento da verba.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade