abc+

SÃO LEOPOLDO

IGREJA MATRIZ: Campanha busca ajuda para restaurar a Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Igreja, que foi atingida na enchente de maio, também sofre com a ação do tempo

Renata Strapazzon
Publicado em: 23/10/2024 às 11h:31 Última atualização: 23/10/2024 às 14h:45
Publicidade

Localizada na Praça Tiradentes, no Centro de São Leopoldo, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz, é um dos principais templos católicos da cidade e um dos importantes símbolos religiosos da cidade e região, fazendo parte da história do desenvolvimento leopoldense – sua localização é defronte ao ponto de desembarque dos primeiros imigrantes alemães, em 1824, vindos pelo Rio dos Sinos.

LEIA: Morre o atirador que provocou ataque a tiros em Novo Hamburgo

Campanha busca restaurar a Igreja Matriz, que fica no Centro leopoldense



Campanha busca restaurar a Igreja Matriz, que fica no Centro leopoldense

Foto: fotos Renata Strapazzon/GES-Especial

Além da ação natural do tempo, em maio passado, a igreja sofreu severos danos causados pela enchente – aliás, a sua terceira grande enchente, pois ela já havia sido atingida nas grandes cheias de 1941 e 1965, entre outras enchentes do Sinos antes das construção dos diques na década de 1970. A água que invadiu em maio deste ano a igreja, que ficou alagada por dias seguidos, comprometeu não apenas o edifício, como também elementos históricos, imagens sacras e mobiliários.

Com dificuldades financeiras para realizar uma obra de grande porte como a que é necessária no local, a paróquia lançou recentemente a campanha Adote um Tesouro, visando angariar fundos para o restauro do espaço. A campanha abrange, ainda, a Capela Nossa Senhora do Rosário, cujo prédio centenário, localizado na Rua São João, no Centro, também foi afetado pela cheia.

A igreja passou, ao longo dos anos, desde sua primeira edificação em meados do século 19, por reconstruções, reformas e melhorias. As características arquitetônicas são marcantes, como as torres imponentes e os vitrais coloridos que retratam cenas bíblicas.

VEJA AINDA: Identificado pai de atirador baleado em Novo Hamburgo; homem pediu socorro após filho entrar em surto

Padre Reus

A igreja foi lar espiritual do Padre Reus, que foi pároco do local em duas oportunidades: de 30 de março de 1913 a 31 de janeiro de 1914 e de 11 de dezembro de 1927 a 9 de janeiro de 1928.

Valor da reforma chega a meio milhão de reais

De acordo com o pároco, padre Inácio José Schuster, o valor estimado para as reformas da igreja e da capela é de R$ 500 mil.

Voluntário que está auxiliando na divulgação da campanha, o publicitário Guilherme da Cunha Martins Filho, atual vice-presidente da diretoria do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, explica que há tempo a paróquia necessita de melhorias. “A enchente só deu o alerta de que ela precisava de uma ajuda maior. Todas as paróquias vivem os mesmos dilemas, normalmente recebendo recursos suficientes apenas para se manter. Quando surge uma necessidade maior, surge, também, a necessidade de conversar com a comunidade.”

A ideia com a campanha, conforme ele, é buscar apoio dos frequentadores das missas na paróquia e também da população leopoldense e região.

ACESSE: Caminhoneiro envolvido em acidente com 9 mortes também é de Pelotas; veja o que ele disse no depoimento

Guilherme mostra as paredes rachadas na Igreja Matriz



Guilherme mostra as paredes rachadas na Igreja Matriz

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Capela também necessita de reformas urgentes



Capela também necessita de reformas urgentes

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Como ajudar 

As doações, de qualquer valor, podem ser feitas via Pix por meio da chave CNPJ 90.831.660/0028-27. O contato com a secretaria da paróquia é pelo telefone (51) 99986-6738.

Desde o século 19

A construção da igreja está intimamente ligada ao desenvolvimento da cidade, especialmente à chegada dos imigrantes alemães, que se estabeleceram na região a partir de 1824, fazendo a colônia de São Leopoldo e região se desenvolverem.

A Igreja Matriz tem como data de criação 1o de abril de 1846, segundo dados da Diocese de Novo Hamburgo, a qual pertence São Leopoldo. Foi construída no mesmo local onde foi erguida de pau a pique, a Capela Nossa Senhora da Conceição, pelos imigrantes alemães, sendo demolida por volta de 1845. A inauguração “oficial”, segundo dados históricos, teria sido em 1859 (a pedra fundamental foi lançada em 1857).

SAIBA MAIS: São Leopoldo reabre a 13ª Unidade Básica de Saúde atingida pela enchente

A Igreja Matriz, na década de 1940, com entrada ainda pela Avenida D. João Becker



A Igreja Matriz, na década de 1940, com entrada ainda pela Avenida D. João Becker

Foto: Acervo/Museu Visconde de SL

Em maio de 1865, foi reformada, dando lugar ao prédio atual em 1871. Sua arquitetura é inspirada no estilo neogótico, obra do arquiteto Johann Grünewald, mestre construtor que aprendeu seu ofício nas obras de conclusão da Catedral de Colônia, na Alemanha – , segundo dados do Museu Visconde, estilo muito utilizado nas construções religiosas pelo mundo da época, simbolizando elevação espiritual.

No final dos anos 1970, em função do alargamento da Av. Dom João Becker, a igreja teve sua frente alterada, passando a entrada principal para o que antes eram os fundos da igreja.

A igreja foi dedicada à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, tornou-se um marco religioso, cultural e histórico da comunidade leopoldense.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade